Como tudo começou

26/10/10

O CAVADOR

Leitores:

Conversamos, há pouco tempo, sobre o Jardim 5 de Outubro mas, se acaso quem nos lê não deu por isso e quer recordar o post só terá que clicar aqui.
Na altura, falando sobre o grupo escultórico que lá se encontra, “A Santa Família”, referi que, do mesmo autor, António Augusto da Costa Motta (Tio), havia uma outra escultura, em pedra, no Jardim Guerra Junqueiro, mais vulgarmente conhecido por Jardim da Estrela, a qual tem por título “O Cavador”




Porque esta estátua é igualmente muito expressiva e traduz com bastante realismo o esforço que um cavador despende quando revolve a terra com a enxada, resolvi fazer dela algumas fotos que, quem sabe, poderão despertar-vos o interesse de a irdes conhecer no local onde está implantada.



Esta bela peça figurativa encontra-se neste local desde 1913 e, ao que se diz, terá sido a primeira estátua a ser lá colocada após a implantação da República.
Até breve com outro assunto qualquer
M.A.

2 comentários:

Quica disse...

Não é em vão que este Blog desenvolve temas de muito interesse. As duas responsáveis são como duas águias, andam sempre à descoberta do que ao comum dos mortais passa despercebido.

JORGE FIGUEIREDO SANTOS disse...

Em 1915 esteve exposta na sala central do pavilhão de Portugal para a Exposição Panamá-Pacífico, em San Francisco.
In Arquiteturas expositivas e identidade nacional, Teresa Neto, ed. Caleidoscópio, 2017, pg 223.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização