Como tudo começou

02/11/11

A RAPARIGA DO BRINCO DE PÉROLA



Este foi o título dado por Johannes Vermeer, pintor holandês, de Delft (1632-1675), a uma das suas telas que mostra o retrato de uma jovem com os cabelos escondidos dentro de um turbante e um brinco de pérola na orelha. As suas obras caracterizam-se por possuírem cores muito tranparentes e fluidas que na pintura se designam por velaturas e, ainda, porque a luz que neles existe é sempre tratada de uma forma muito especial também.
Este original de que falamos e que aparece a abrir o post julga-se ter sido pintado em 1665-1666.







Curiosamente, esta pintura veio a inspirar vários artistas e é precisamente esse o tema de hoje do blog, as várias versões que eu encontrei do mesmo quadro.
Verdadeiramente, nada se sabe sobre o que terá inspirado Vermeer a fazer o retrato desta rapariga mas, em 1999, Tracy Chevalier escreveu um livro onde romanceou uma história que hipoteticamente poderia relacionar-se com o assunto.
Em 2203, sob a direcção do cineasta Peter Sebber a dita história é aproveitada para um filme em que a rapariga que dá o nome ao quadro é a protagonista, no papel de Griet, uma criada da casa de Vermeer e o brinco de pérola está no centro da trama do filme.
Igualmente uma empresa de cultura de pérolas, na Indonésia publicou uma foto publicitária onde se joga também com a semelhança do modelo de Vermeer.
Depois , as restantes imagens foram encontradas na Net e procurei mencionar os autores de cada uma delas. Apenas de uma não consegui descobrir o autor.

É portanto esta curiosidade que trazemos hoje aos nossos leitores.
Espero que gostem.
Identificação das fotos pela ordem como aparecem:
-Original de Vermeer

-Actriz Scarlett Johansson no filme de Peter Webber

-Publicidade da empresa da Indonésia

-Obra de Ben Heine

-Obra de João de Faria Blanc

-Avó Ofélia

-Desconhecido

-Margot Braswe

M.A.

1 comentário:

Quica disse...

Vi esse filme na TV.

Eu gosto mais do quadro do Vermeer.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização