Embora este dueto seja, por alguns, atribuído a Gioachino Antonio Rossini, o célebre compositor italiano que, deste modo, estaria a ridicularizar as sopranos que desafinavam nas suas actuações, julgamos que isso não está comprovado. Parece antes tratar-se de uma compilação feita em 1825, com excertos de algumas das suas obras, especialmente da opera Otello mas, o seu autor, teria sido o inglês Robert Lucas Pearsall, sob o pseudónimo G. Berthold. Este dueto é cantado por dois sopranos e a letra não passa do “miau” que é a linguagem habitual de qualquer bichano. Como se adivinha é um trecho musical cheio de bom-humor e ouve-se, geralmente, nos concertos como encore (a)
(a) Para quem possa tenha dúvidas sobre o significado deste termo, diremos que, quando no fim de um concerto, a intensidade dos aplausos do público se faz sentir com calor e prolongadamente, da parte da orquestra ou do solista há, como retribuição, um (por vezes até mais do que um! ) trecho musical extra, deste modo designado.
Há anos, na Gulbenkian, assistimos a um concerto do violinista Igor Oistrakh, onde se gerou um clima tal entre solista e público que os encores se sucederam uns atrás de outros e valeram por um segundo concerto! Se alguém que nos lê também lá tiver estado saberá bem do que falamos porque, de certeza, que não esqueceu tal concerto!
M.A.
M.A.
Olá!
ResponderEliminarLindo sem duvida, adorei:=)
Beijocas Miaus
Belíssimas vozes, muito bonito.
ResponderEliminarEstou ligado ao projecto www.samp.pt que entre vários projectos tem o projecto berço (0-5anos9, piccolinis e piccolinis filarmónicos(pais e filhos), como o meu filho mais velho fizemos o percurso todo, a mais nova vai pelo mesmo caminho.Nos piccolinis filarmónicos tocávamos e cantávamos, na parte do coro houve uma altura em que o professor Paulo Lameiro teve a ousadia de tentarmos cantar este dueto, muitos ensaios e uma actuação , numa sala da casa da música no Porto, mas depois achámos por bem não a colocar no reportório...É muito dificil, é umas das músicas que anda sempre no carro e os meus filhos adoram, principalmente o mais velho para nos rirmos da figura que fizemos...
ResponderEliminarLOL!
ResponderEliminarAdorei!
mjf,Quica, Pedro Oliveira e Sofia E.:
ResponderEliminarAinda bem que gostaram e se manifestaram. É efectivamente um trecho musical interessante e original. Despertou a nossa curiosidade também esse projecto de que fala o Pedro Oliveira.Gostavamos de saber mais coisas.
O projecto SAMP é um projecto que visa envolver pais e filhos nas artes.O projecto é liderado pelo Professor Paulo Lameiro e pelo Maestro Alberto Roque.
ResponderEliminarpara saber mais consultar o sitio www.samp.pt ou contactar directamente o Prof Paulo Lameiro : paulo.lameiro@samp.pt
já escrevi sobre a samp no vilaforte:
http://vilaforte.blogs.sapo.pt/search?q=samp
Engraçada a "censura" ao comentário que aqui deixei há diassss!...
ResponderEliminarRegisto.
Beijinho,
Anabela
Pedro Oliveira:
ResponderEliminarObrigada por mais estas informações que nos deu. São sempre interessantes estes projectos que englobam familiares de gerações diferentes. Volte sempre.
Anabela:
ResponderEliminarConfesso que não entendi o sentido daquilo que escreveu e que me pareceu até traduzir um velado ressentimento.Tive o cuidado de perguntar à Fátima se fora anulado algum comentário e a resposta veio negativa. Gostaria, se assim o entender, que nos desse uma explicação mais clara. Volte sempre que queira.