16/10/13

CAFÉS SUSPENSOS




Entramos num pequeno café, na Bélgica, com um amigo e fizemos o nosso pedido. Enquanto estamos a aproximar-nos da nossa mesa, duas pessoas chegam e vão para o balcão:
"Cinco cafés, por favor. Dois  para nós e três suspensos"
Eles pagaram a conta, pegaram num café cada um e saíram.
Perguntei ao meu amigo:
- "O que são esses cafés suspensos?"
O meu amigo respondeu-me:
- "Espera e vais ver."
Algumas pessoas mais entraram. Duas meninas pediram um café cada, pagaram e foram embora. A ordem seguinte foi para sete cafés e foi feita por três advogados - três para eles e quatro "suspensos". Enquanto eu ainda me perguntava qual era o significado dos "suspensos" eles sairam. De repente, um homem vestido com roupas gastas, parecendo um mendigo chega à porta e pede cordialmente:
- "Você tem um café suspenso?"
Resumindo:_ As pessoas pagam com antecedência um café que servirá para quem não pode pagar uma bebida quente. Esta tradição começou em Nápoles, mas espalhou-se por todo o mundo e, em alguns lugares, é possível encomendar não só cafés "suspensos" mas também um sanduíche ou refeição inteira.


Nota da autora do post:_  Partilhem, no sentido de divulgar e promover, entre os vossos conhecidos,  aqui em Portugal, esta feliz ideia. Seria uma iniciativa, deveras interessante, a pôr em prática. M.A.

2 comentários:



  1. Mais do que nunca, deve ser feita esta prática. Com tanta gente a necessitar de um pouco calor no estômago.

    ResponderEliminar
  2. Penso que pequenos gestos poderão fazer uma diferença muito grande na relação entre as pessoas.Volte sempre, Quica. M.A.

    ResponderEliminar