

O nosso navio-escola “Sagres” partiu hoje, dia 19 de Janeiro, na sua 3ª viagem à roda do mundo. As outras foram entre os anos de 1978/79 e 1983/84.
Nesta, seguiram a bordo 203 elementos dos quais 63 são cadetes da Escola Naval que terão agora a sua formação em navegação, complementando assim a técnica e a académica já ministradas.
Além desta função como navio-escola a “Sagres” continua a ser a embaixada itinerante de Portugal pois, representando a nossa Marinha, tem também a missão de promover a nossa imagem no estrangeiro. Pensamos que o tem vindo a fazer com muita dignidade e mérito.
Este veleiro foi construído em 1937 na Alemanha e só em 1962 é que comprado por Portugal, passou a usar a cruz de Cristo nas suas velas. Se quiser saber algumas coisas mais a respeito da sua história queira, clicar aqui para ler o post que publicamos em 08/09/2008.
A “Sagres” é, quanto a nós, um dos mais bonitos veleiros do mundo e acreditem que de novo nos emocionamos quando hoje, a vimos, na sua luminosa brancura, descendo o Tejo, agora para um afastamento que irá durar 11 meses.
Aqui deixamos os nossos votos de boa viagem que, em linguagem de marinheiro se dizem:_«Mar chão, vento de feição e águas safas!»
Até o Sol compareceu nesta despedida!...
(Fotos retiradas da Net)
M.A.
(Fotos retiradas da Net)
M.A.
Não me importava de seguir nesta viagem, cuja aventura deverá ultrapassar qualquer mal estar de marinheira de água doce que eu sou.
ResponderEliminarViajar, dar a volta ao mundo e perceber como foram grandes os portugueses que o fizeram sem nenhuma das tecnologias de hoje, deve ser um verdadeiro privilégio.
Pudesse eu, e teria embarcado nesta viagem!
ResponderEliminarEsta caravela é um fascínio.Alva e destemida!
Fiquei a observa-la na sua entrada no mar, por entre raios de sol e algumas nuvens.
Si e Fátima:
ResponderEliminarQuem estava comigo, na altura em que observavamos a "Sagres" a desaparecer no horizonte e se comentava ser esta uma viagem de 11 meses, teve um certo engelhar de nariz...
Curiosamente, a minha reacção foi idêntica à deixada nos vossos comentários:_Também embarcaria nela com todo o gosto!
Gostava bem de ir na viagem.as fotos estão lindissimas.
ResponderEliminarÉ difícil encontrar palavras para tanta beleza.
ResponderEliminarAo observar estas fotos lembro-me de há uns anos, passarem no nosso Tejo veleiros de todo o mundo.
Foi um espectaculo lindíssimo.
Si, Fátima, Pedro Oliveira e Quica:
ResponderEliminarGratas pela vossa presença.Se qualquer de vós ou, quer quer que seja tiver vontade de acompanhar a viagem da Sagres e, mesmo, ir lendo o diário de bordo, pode fazê-lo indo a www.rtp.pt/sagres.
Acreditem que é interessante.