Como tudo começou

04/08/07

Convido a Conhecer...

Fundação Medeiros e Almeida
na Rua Rosa Araújo,41 em Lisboa
http://www.fundacaomedeirosealmeida.pt/index.asp


Vá até lá e, a sua primeira surpresa vai ser o contraste entre a sobriedade daquela fachada e a sumptuosidade do seu interior.
António Medeiros e Almeida pensa ser médico, mas abandona o curso já no final e resolve enveredar pela representação da Morris em Portugal. A sua actividade como empresário expande-se em vários outros sectores. As relações pessoais multiplicam-se dentro e fora do país. A sua influência toma vulto mesmo durante a II Guerra Mundial em que serve de medianeiro entre os Governos Britânico e Português em assuntos relacionados com os Açores. Cresce o seu prestígio como homem de bem. Os dois países reconhecem a sua actuação.
Como coleccionador de arte vai reunindo tudo quanto agora nos delicia ver, na Fundação que nos deixou: mobiliário, pintura, porcelanas, pratas, jóias etc. etc…
Encontramos duas áreas distintas, a de museu propriamente dita e a residência particular no 2º andar, esta última, quanto a mim, também muito requintada mas mais sóbria.
Não sei se cometendo uma injustiça, permito-me destacar neste conjunto tão importante a colecção de cerca de 700 relógios, 236 dos quais estão expostos numa sala só e, só por si, já justificarão a sua visita.
M.A.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou ansioso por visitar o espólio dos relógios... é como diz, só por isso vale a pena. Tive a oportunidade de visitar a referida casa pela internet e vale mesmo a pena.
Miguel Félix

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização