Como tudo começou

28/02/08

CONVIDO A CONHECER:

RELEITURAS DO QUADRO “LAS MENINAS” DE VELÁSQUEZ

Penso que todos conhecemos, mais ou menos bem, esta obra, que o espanhol Diego Velásquez pintou em 1656 e que poderemos admirar no Museu del Prado, em Madrid..
A cena mostra-nos como figura central a Infanta Margarita, rodeada das suas damas. Os pais, Reis de Espanha Filipe IV e Mariana de Áustria, aparecem reflectidos no espelho que se vê ao meio. O próprio pintor fez-se também representar, de paleta na mão, ao fundo, à esquerda.
Sendo como é, uma obra mundialmente conhecida, não escapou ao interesse de vários outros pintores para, baseados nela, fazerem depois as suas interpretações pessoais.
Também Picasso criou, a partir do dito quadro, nada menos de cinquenta e oito versões de pinturas a óleo, entre Agosto e Dezembro de 1957. Tive oportunidade de ver alguns destes quadros no seu museu, em Barcelona.

















Escolhi cinco dessas releituras para vos mostrar hoje, pois, goste-se muito ou pouco deste pintor, parece-me sempre interessante analisar a sua obra.
Até breve, num qualquer outro assunto, como tema de conversa informal.
M.A.

8 comentários:

Anónimo disse...

Todos os dias aprendo com as duas dinamizadoras do blog da cultura da SIMECQ. Força amigas, cá estou eu para vos incentivar. Francisca

Anónimo disse...

Obrigada Francisca.
O objectivo dum blog de cultura é justamente transmitir algo que enriqueça as mentes, e divulgar eventos culturais.
É bom saber que estamos a conseguir faze-lo!

Anónimo disse...

Não é por ser Marido de M.A.que digo que ela está a ser uma boa colaboradora do blogue, consequentemente, da SIMECQ.
Continuem, minhas Senhoras, com toda essa força porque o Trabalho que estão a desenvolver é Valioso.

Anónimo disse...

Obrigada pelo apoio

Isabel Magalhães disse...

Sou admiradora destes dois MESTRES, - Velasquez e Picasso - e é com imenso gosto que vejo que lhes dedica um artigo.

Também visitei o Museu Picasso de Barcelona, em Outubro de 2006, quando estava patente uma exposição importantissima 'OS PICASSOS DE ANTIBES'. São telas com uma 'aura' muito especial em que predominam os AZUIS.

Aproveito para saudar as duas Senhoras, a M.A. e a F.C. que fazem equipa para divulgar CULTURA e promover o blog.

Parabéns.

Abraço

I.

Anónimo disse...

Obrigada Isabel
Fatima

M.A.R. disse...

Seja a Isabel muito bemvinda a este espaço que tem sempre lugar para quem nele queira aparecer, fazendo os seus comentários.Críticas boas ou más, desde que sejam justas, aceitamo-las sempre. As primeiras animam-nos e as segundas incentivam-nos a melhorar o que fizemos menos bem.
Procuramos sobretudo fazer um trabalho honesto e que leve a quem nos lê um pouco mais de conhecimento sobre um qualquer assunto.

M.A.R. disse...

Respondendo a Fernando, eu quero dizer que agradeço,na parte que me toca, as suas palavras.Como já expliquei no comentário anterior,tentamos, tanto a Fátima como eu, fazer o nosso melhor, na tarefa em que nos empenhamos.Se todos nós trabalharmos no mesmo sentido, a Simecq sem dúvida que ganhará.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização