Como tudo começou

09/04/08

A BATALHA DE LA-LYS






Foi justamente em 9 de Abril de 1918 que, na Flandres, se travou a famosa batalha com este nome, onde os portugueses resistiram com extrema valentia à ofensiva alemã mas que, mesmo assim, acabaria por fazer muitos mortos e prisioneiros.
Assinalando a coragem dos portugueses, em La Couture, no próprio local onde existiu um reduto defendido bravamente por cerca de duas centenas de portugueses ergueu-se um monumento designado PADRÃO DE PORTUGAL.
As tropas portuguesas ficaram até ao final da guerra, tomando também parte na ofensiva final, sob o comando supremo do marechal Foch. Entraram em Lille com os outros aliados e desfilaram em Paris sob o ARCO DO TRIUNFO, na memorável REVISTA DA VICTÓRIA.
Aqui deixamos a nossa homenagem a estes nossos antepassados que honraram deste modo o nome de PORTUGAL.
Nota- A foto mostra prisioneiros ingleses e portugueses da Batalha de La-Lys

M.A.

3 comentários:

Unknown disse...

O avô do meu marido combateu nesta batalha.

Anónimo disse...

O meu tio Mário também combateu nesta batalha, ficou gaseado até ao fim da vida. Ele e a família sofreram muito com as consequências
dessa guerra. Francisca

Daniel Conde disse...

Tive um bisavô nessa memorável batalha. Da sua unidade, sobreviveu ele e um sargento inglês, depois de outro soldado (ou teria sido o inglês, não me lembro da história) ter acenado com um lenço branco e ter recebido em troca uma bala na cabeça.
Ficou prisioneiro em Lille e noutro olvidado campo de concentração. No final da vida, tinha a pele queimada ao redor dos olhos, lembrança amarga dos ataques com gás alemães.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização