Como tudo começou

28/04/08

CONVIDO A CONHECER

ALVOCO DA SERRA




Um fim de semana prolongado despertou em nós o desejo de partir ao encontro de novas terras e vivências diferentes. Desta vez o destino foi a Serra da Estrela. O ponto de apoio foi Alvoco da Serra, que é uma pequena freguesia do concelho de Seia, situada na vertente Norte de um extenso vale, cujo topo não dista muito do ponto mais alto de Portugal. A 680 metros de altitude, Alvoco fica, em linha recta, a pouco mais de 4,5 Klm da Torre. É, precisamente, a povoação mais próxima de lá.

Ponte Romana

Calçada Romana


Como tantas outras aldeias da zona, esta, esteve muito tempo isolada e só em 1937 se fez a ligação da E.N 231 a Loriga, que lhe fica a 9 Klm de distância. Anteriormente estas povoações estiveram ligadas por uma via romana e existem ainda várias pontes romanas em bom estado de conservação. É por uma delas que se faz, ainda hoje, a principal entrada na terra. Esta povoação chegou a ter título de vila e tem mesmo um foral concedido em 1514 por D. Manuel I.
No Sec.XIX e até meados do Sec.XX foi até um centro importante de lanifícios.




Passeando, subindo a rua principal, chegamos à sua Igreja Matriz, edifício de meados do Sec XVIII, uma vez que no lintel da porta está gravada a data de 1747. É seu orago Nª.Sª. do Rosário, cuja imagem, em pedra Ançã, (escola de Coimbra) podemos ver no seu interior e é considerada uma das quatro preciosidades escultóricas renascentistas que tem Alvoco da Serra.



As outras três, também esculturas religiosas, na mesma pedra Ançã, encontravam-se na Capela de S. Pedro, mas, por razões de segurança, dado o seu elevado valor artístico, foram transferidas para a Capela de Santo António. Estão colocadas em nichos, num frontal de madeira. Ao centro vemos S. Pedro. à sua dtª. um Espírito Santo e à esqª. uma Santa Catarina. Está em projecto um museu de arte sacra onde estas quatro peças da Renascença, mais umas outras que existem, como por exemplo um sacrário da autoria de João de Ruão (Sec XVI) virão a ser incluídas.

Há também um pequeno museu ligado às lides agrícolas e artesanais e, onde, no piso superior, se mostra o interior de uma habitação rural.
Aproveitando ainda o potencial que a passagem de um rio proporciona, está construída uma piscina pública e também já, iniciada a reconstrução de velhos edifícios como infra-estruturas de apoio à mesma. Felizmente que, sem alterar o sabor primitivo destas casas de paredes de pedra solta, com telhado de lousa.

A gente da terra está consciente do meio em que vive e tem a perfeita noção de que deve preservar os seus valores. Ficamos com essa ideia nas diversas conversas que tivemos. A cortesia com que éramos cumprimentados nas nossas deambulações pelas ruas e becos e a resposta que nos foi dada a alguma informação pedida foram constantes. Por todo o lado, o asseio e arranjo com flores e verduras, também nos deixou uma impressão agradável. Mas, se me permitem uma das notas que salientarei como sinal de que por ali tudo ainda é bastante mais são é que, em inúmeras casas constatamos que a chave da porta se encontrava colocada na fechadura, pelo lado de fora!… Duvidam? Façam uma visita quanto antes …Não sabemos por quanto tempo mais se conservará este costume…

M.A.

3 comentários:

António Inglês disse...

Olá Fátima

Cá venho muito atrasado nas visitas mas venho.
Encontro por acaso uma postagem sobre Alvoco da Serra. E digo que é curioso porque dentro em breve postarei sobre algumas lendas que são daí originais.
Tenha uma boa semana e deixo-lhe um grande abraço de amizade e compreensão.
António

M.A.R. disse...

Nesta minha estadia no Alvoco (foi já a 2ª vez )não me lembrei de fazer perguntas sobre lendas relacionadas com a terra. Irei, portanto, ficar atenta às que vai postar. Obrigada também pela visita ao blog e comentário deixado.

Anónimo disse...

Francisca
Ainda bem que existe um sítio onde as pessoas se sentem seguras. Espero que assim continuem por muitos e muitos anos. Quanto à beleza dessa vila, estou a imaginar pela descrição da nossa repórter, Amélia.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização