Como tudo começou

26/04/08

Jogo do BERLINDE

Berlinde também conhecido por bilas ou guelas, entre outros tantos nomes, é uma pequena bola de vidro maciço, pedra, ou metal, normalmente escura, manchada ou intensamente colorida, de tamanho variável, usada em jogos de crianças.

As modalidades são tão variadas quanto os nomes que o berlinde recebe, variando de cidade em cidade, de rua em rua, de acordo com a criatividade das crianças. Entretanto, uma das brincadeiras mais conhecidas consiste num círculo desenhado no chão, onde os jogadores devem, com um impulso do polegar, jogar o berlinde. Os jogadores seguintes devem acertar neste, e se conseguirem retirá-la do círculo, ficam propriedade sua. Vence aquele que ficar com maior número de berlindes ganhos aos seus companheiros.

Principais modalidades

  • Três covinhas - Esta variante consiste em fazer um percurso de ida e volta no qual o jogador tem que colocar o seu berlinde dentro de cada cova, podendo também acertar nos berlindes dos adversários, afastando-os das covas de forma a dificultar as suas jogadas. O vencedor ganha o número de berlindes pré-estabelecido antes do jogo. Nalgumas regiões as covinhas são cinco, sendo quatro na horizontal e uma na lateral formando um "L".
  • Jogo do Mata - Consiste no uso apenas do berlinde principal (abafador). Com um número de jogadores ilimitado, o objectivo é num espaço aberto tentar acertar à vez com o nosso berlinde num qualquer outro berlinde adversário. Se houver sucesso recebe um ou mais berlindes do adversário (conforme acordado) e o jogo procede com nova jogada. Em caso de insucesso passa a vez ao próximo jogador. O jogo só termina por vontade dos jogadores.
  • Círculo - É desenhado um círculo no chão, onde os jogadores colocam um número pré-determinado de berlindes, distribuídos à vontade de cada jogador. Sorteado quem inicia, com o seu berlinde a uma distância também pré-determinada tenta tirar do círculo a maior quantidade de bilas que passa a ser suas. Se errar passa a vez a outro. Se o abafador ficar no círculo além da vez o jogador tem de deixá-lo. Usa então outro na sua próxima jogada.
  • Estrela - Uma variante do círculo é a estrela onde é colocado um berlinde em cada cruzamento da estrela. Os riscos são desenhados na terra.
  • Triângulo - Uma outra versão consiste num triângulo desenhado no chão. É predeterminado a quantidade de berlindes colocados por cada jogador dentro do triângulo e à vez tentam retirá-los com o seu, ficando estes de sua posse. Também vale acertar nos dos adversários para ganhar vantagem ou atrapalhá-los. Ganha-se a vez podendo continuar a sua jogada cada vez que o seu berlinde toca noutro, do triângulo ou mesmo dos adversários. Contudo, numa versão mais competitiva, o jogador que acertar no do adversário, não só o exclui do jogo, como também, passa a possuir as berlindes que por ventura tenham sido retiradas pelo outro do triângulo. Assim, o vencedor será aquele que evitará ser acertado pelos outros e que ficará com todos os berlindes colocados pelos vários jogadores no triângulo.

Fabrico

Os berlindes comuns são fabricadas com restos de vidro ou garrafas recicladas, despejando-se uma pequena quantidade de vidro derretido numa canaleta inclinada (um tubo de metal cortado ao comprimento). A gravidade faz com que a massa role pela canaleta, assumindo a forma esférica, até uma tina com água, que a arrefece rapidamente e conserva a sua forma.
A Wikipédia ajudou a explicar...
fc

6 comentários:

Gi disse...

Eu joguei muitas vezes ao berlinde. Mas o que u gostava mais, mesmo muito, era de olhar para dentro deles e ver as cores :)

Raquel Costa disse...

Cá estão eles...
Pois é, joguei imenso ao berlinde com os meus irmãos e amigos, hoje já nem me lembro de mais de metade das regras que tínhamos...
Vamos agora ao jogo de praia do qual ainda posso dar uma ajuda nas regras? O jogo do Prego? Tenho cá um (não é antigo)...

M.A.R. disse...

Pois desta vez, Fátima venho fazer elogio ao post mas também fazer um reparo por ter omitido um esquecimento imperdoável... Então não se lembrou de dizer que uma das formas de conseguir berlindes era retirá-los das garrafas dos PIROLITOS? Para quem não saiba, tratava-se de uma bebida gasificada, cujas garrafas tinham como rolha precisamente uma bola de vidro.

Anónimo disse...

Gi quando estive a tirar fotos aos que temho lá em casa, perdi-me a olhar para dentro deles....
Miké ok vamos aos jogos de praia. Manda o material para o email...
Amélia os pirolitos vêm a seguir...ando a pesquizar material...sim que o pirolito é: a bebida, o bilas e as festas populares,o abre capsulas a passar pelas garrafinhas e a fazer aquele barulho estridente...
Lá iremos

Raquel Costa disse...

xiii.
qual material?
terei que explicar ao vivo o que me lembro
...outro jantarinho?... hi hi hi

Anónimo disse...

olá chamo-me Daniela tenho 11 anos . podiam dizer os nomes dos berlindes é que eu nao sei.
Obrigado.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização