Como tudo começou

01/05/08

Hoje é Dia da Espiga ou 5ª Feira de Espiga

O Dia da espiga ou Quinta-feira da espiga é celebrado no dia da Quinta-feira da Ascensão com um passeio matinal, em que se colhe espigas de vários cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo, a que se chama de espiga. Segundo a tradição o ramo deve ser colocado por detrás da porta de entrada, e só deve ser substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte. As várias plantas que compõem a espiga têm um valor simbólico profano e um valor religioso. Crê-se que esta celebração tenha origem nas antigas tradições pagãs e esteja ligada à tradição dos Maios e das Maias.

O dia da espiga era também o "dia da hora" e considerado "o dia mais santo do ano", um dia em que não se devia trabalhar. Era chamado o dia da hora porque havia uma hora, o meio-dia, em que em que tudo parava, "as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam". Era nessa hora que se colhiam as plantas para fazero ramo da espiga e também se colhiam as ervas medicinais. Em dias de trovoadas queimava-se um pouco da espiga no fogo da lareira para afastar os raios.

A simbologia por detrás das plantas que formam o ramo de espiga:

Espiga – pão

Malmequer – ouro e prata

Papoila – amor e vida

Oliveira – azeite e paz

Videira – vinho e alegria

Alecrim – saúde e força.

Eu não saí para ir apanhar a espiga, mas comprei-a e fico contente na mesma. E segundo a tradição da minha terra, ela deve ser guardada juntamente com uma moeda e com um pão do dia. E não é que este pão não ganha bolor nunca.......! Experimentem.....

fc

6 comentários:

Gi disse...

Ai que espiga! Tanta coisa para este dia ... isto é que é um dia trabalhador, hein?!?!

Thunderlady disse...

Há anos que não sei em que dia é o dia da espiga. Quando andava na escola primária sabia sempre, fazíamos um passeio e íamos apanhar as espigas, as papoilas... mas depois disso perdi-lhe o rasto. Agora já sei que é na 5ª feira da Ascensão (é só tomar atenção ao calendário) :)

Bjinhos

Fatima disse...

Gi, muita coisa mesmo num só dia...
Thunder- Da Pascoa à Ascenção 40 dias vão.....como vês, é só contar....

M.A.R. disse...

Na minha terra também se chama o Dia da Hora. São costumes que não se devem deixar esquecer. A Fátima, neste sentido, tem contribuido para relembrar muitos jogos, costumes, tradições populares, etc. Não perca o jeito!...

Anónimo disse...

Francisca
Ao passear pela pista de canoagem na Cruz Quebrada, tenho o previlégio de ver as papoilas, toda aquela zona está rodeada das flores campestres. É lindo, apanhei algumas papoilas, só não fiz o ramo da espiga.

maria tereza disse...

desconhecia a historia..trabalho giro!!!!!kando era miuda nao tinha escola..iamos c a directora e profs apanhar p os campos...pork ha 50 anos atras na amadora era so kintas ..entao era + giro..k bom m fizeste recordar algo bom!!!!!belos tempos!!!bjocas e obrigado pl minutos bons k m deste!!!!

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização