Como tudo começou

16/05/08

ORIGAMI PARA OS NOSSOS LEITORES MAIS NOVOS


Origami (折り紙) é a arte japonesa de dobrar o papel. A origem da palavra advém do japonês ori (dobrar) kami (papel), que ao juntar as duas palavras a pronúncia fica "origami". Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.

Mas não é minha intenção fazer uma história completa desta arte de dobragem de papel. Esta pequena informação retirada da Wikipédia é apenas para que, caso ainda não saibam, percebam do que estamos a falar. Arranjem então um papel (se possível com faces de cores diferentes) para começarem a fazer estes pequenos bicharocos que se colocam nos dedos das mãos e servirão para vos divertirdes com os vossos amigos. É só seguir o esquema, mas, se houver necessidade, um adulto dará também uma ajudinha. Bom trabalho…

Como Fazer:


1- Por cada cabeça de animal dobra uma folha seguindo os passos de 1 a 9, conforme indicado. Se tiveres papel com faces de cores diferentes põe a que mais gostares para cima.
2- No passo 6, com a dobragem das laterais, determinas o tamanho da cabeça do bicho.
3- As orelhas podem ser dobradas. (ver a ilustração)
4- Pinta os focinhos dos bicharocos a teu gosto ou como se mostra.

Ficaram giros os bicharocos? Óptimo! Até qualquer dia com outra brincadeira do género.

M.A.



2 comentários:

Anónimo disse...

Amanhã vou treinar esta arte!

Anónimo disse...

Antes de postar eu resolvi testar e fazer eu mesma um destes bicharocos.Nada difícil, creiam. Convém sabermos estas coisas para ensinar os netos...

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização