Como tudo começou

21/06/08

21/06 - Solstício de Verão


O solstício ocorre duas vezes por ano: na noite mais longa e no dia mais longo. Quando o solstício ocorre no inverno significa que esse dia é o menor do ano e a noite é a mais longa. Quando ocorre no verão significa que é o maior dia e a menor noite do ano.
Em astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante o seu movimento aparente na esfera celeste, atinge o seu maior afastamento em latitude, da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em 21 de Dezembro e em 21 de Junho.
No hemisfério norte o solstício de Verão ocorre no dia 21 de Junho, e o solstício de Inverno ocorre no dia 21 de Dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério.
No hemisfério sul é o contrário. O solstício de Verão ocorre no dia 21 de Dezembro, e o solstício de Inverno ocorre no dia 21 de Junho.


Estas datas marcam igualmente o início das respectivas estações do ano neste hemisfério.
Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os solstícios não dividem o ano num número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quanto está mais longe (afélio).
Os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos em função dos solstícios. No solstício de Verão no hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à Terra na linha do Trópico de Capricórnio. No solstício de inverno, ocorre a mesma coisa no Trópico de Câncer.

4 comentários:

Anónimo disse...

Já agora aqui fica uma sugestão para quem possa aproveitar:

EXPERIÊNCIA DE ERATÓSTENES ASSINALA DATA
O solstício de Verão vai ser assinalado este fim-de-semana em Portugal, numa iniciativa inédita, com a recriação da experiência do sábio grego Eratóstenes, que permitiu determinar com precisão o raio da Terra.
Para comemorar o feito "notável", os centros Ciência Viva de Estremoz e de Constância e a Câmara Municipal de Estremoz associaram-se num conjunto de actividades que vão permitir que jovens em todo o país recriem a experiência de Eratóstenes.

Borboleta disse...

Olá fátima! Através do seu nome vim parar a este blog.

Gostaria de lhe agradecer a vistita e retriuir-lhe do mesmo mod. Eis que aqui encontro um blog com bastante interesse em termos ambientais, nacionais e históricos. Cofesso que não vi o blog todo, mas tentarei com o tempo ir vendo tudo!

Já agora gostaria de tentar comentar o seu post.

Poucas são as pessoas que dão importancia ao solstício de verão. Para algumas será apenas mais um dia como outro qualquer, para outras é um fenómeno natural interessante. Pois eu não sou excepção à regra e claro que lhe dou a sua devida importancia mas sem euforias. No entanto e como noutras situações gosto de aproveitar estes fenómenos para fazer algo de diferente.

Este ano vamos aproveitar para um passeio a pé pela cidade (covilhã) e vamos presenciar a uma apresentação e demonstração de carros de rolamentos (coisa que infelizmente está a perder-se com o tempo)

Desejo-lhe um óptimo fim de semana e será sempre muito bem vinda aqui ao "blog do lado".

Um enorme bater de asas!

Anónimo disse...

Amélia boa dica!
Estremoz pode muito bem ser o nosso próximo passeio/visita.....

Borboleta obrigada pela visita.
Gostamos de receber os amigos por cá.
Quanto aos carrinhos de rolamentos, falámos aqui sobre eles dia 17 de Maio.

Anónimo disse...

Boboleta já espreitei as imagens do evento no teu blog.
Que bólides!
Obrigada pela infornmação.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização