Como tudo começou

28/06/08

MALUDA E OS SEUS QUIOSQUES DE LISBOA

“Vim do Oriente, onde nasce a luz; passei por África, onde aprendi a amar a vida; cheguei à Europa, onde estudei pintura na cidade das luzes; depois fixei-me em Lisboa. Gradualmente refiz o percurso labiríntico em direcção à luz. Cada passo revela, à sua maneira, esse jogo de sombras e de luz que é a vida e a morte, a sabedoria e a ignorância. Eu pinto. É uma aventura que não troco por nenhuma outra.”MaludaRevista Galeria de Arte, nº 5, Julho/Agosto de 1996in, Maluda

Por sugestão da Fátima, aqui ficam os quiosques que Maluda ( Maria de Lourdes Ribeiro) pintou, reproduzidos numa emissão de selos. As palavras que abrem este apontamento foram escritas pela própria Pintora. São como que uma apresentação sua, bastante sucinta, mas nestas poucas palavras, já nos diz muito a seu respeito. Ela nasceu em Pangin, Índia em 1935 e morreu em Lx., apenas com 64 anos, em 1999. Voltaremos, qualquer dia, para falar desta Pintora e sua obra, com mais pormenor. M.A.

Selos Quiosques de Lisboa, 1985














Quiosque da Calçada R. dos Santos (verde)
Quiosque do Tivoli (vermelho)












Quiosque do Porto de Lisboa (branco)
Quiosque Rua da Artilharia I (azul)


O selo Quiosque do Tivoli (vermelho) venceu o prémio”Melhor Selo em Offset” atribuído pelo Government Postage Stamp Printers’ Conference, que decorreu de 14 a 16 de Setembro de 1987, em Washington (Estados Unidos).
Reproduções offset foram feitas a partir de originais em gouache.Foram feitas serigrafias de cada um dos quiosques e um baralho de cartas, numa edição dos CTT.

(NOTA - Elementos recolhidos na Net)

4 comentários:

Raquel Costa disse...

Lindos os quiosques de Lisboa, pena que se encontrem uns "barracos" no lugar destes que Maluda tão bem eternizou.
bj

Anónimo disse...

Lindos estes quiosques.
Ainda me lembro do que havia em Santos.....

Raquel Costa disse...

faço aqui um apelo a quem tenha algumas fotografias ou imagens boas, gostava de fazer um trabalho que tenho na alma há uns anos, quem sabe chegou a altura??? Tenha eu tempo para tal...

Anónimo disse...

Possuo uma serigrafia autenticada pela Maluda, (quiosque azul) e gostaria de saber o valor real actual da obra?

florivalsemedo@hotmail.com

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização