Como tudo começou

07/08/08

MIGUEL ARROBAS - BAPTISTA PEREIRA


Miguel Arrobas conseguiu hoje atravessar o Canal da Mancha a nado em 9 horas e meia, conseguindo o melhor tempo do ano. A travessia consiste em percorrer os 34 quilómetros que separam a costa inglesa da francesa.O português juntou o seu nome à lista dos que já conseguiram a proeza de atravessar a nado as águas do Canal, repetindo o feito de Baptista Pereira em 1954, que era até hoje o único português a completar a travessia com êxito (1954 – 12h25m / 1959 – 13h12m).A prova iniciou-se durante a noite, às 3h58m, por indicações do piloto do barco de apoio, de forma a aproveitar as melhores condições, o que significou algumas horas de natação durante a noite e terminou às 13h28m, durando 9h30m.As regras obrigaram a que a travessia fosse individual, por isso, Arrobas não contou com a companhia de Nuno Vicente, colega de treino, que apenas deverá entrar no mar na próxima semana.
BAPTISTA PEREIRA



Baptista Pereira foi o primeiro e único português a conseguir atravessar a nado o Canal da Mancha. O histórico nadador de Alhandra alcançou o feito no dia 21 de Agosto de 1954, com um tempo próximo das doze horas. Cinco anos depois, a 27 de Agosto de 1959, o mítico nadador português voltou a repetir o feito, mas desta vez em 13 horas e 12 minutos.
Falecido em 1984, com 63 anos, Baptista Pereira deixou um legado no mundo da natação. Existe, na cidade de Lisboa, uma piscina municipal com o seu nome e todos os anos se disputa no Rio Tejo a Travessia Baptista Pereira, que vai este ano para a XXIV edição.

(Elementos colhidos na Net)

M.A.

3 comentários:

Gi disse...

Li à bocado a notícia no Expresso online.

Anónimo disse...

Boa Miguel! Parabéns

Anónimo disse...

É preciso muita força de vontade.
Vencer aquela água tão fria e a distância.
Tiro-lhe o chapéu. Parabéns!

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização