Como tudo começou

21/09/08

JOGO DO RAPA

O Verão vai fugindo e é preciso animar os serões.

O jogo do rapa, a que tanto brinquei, é sempre uma boa opção....

Regras:

Utiliza-se um pequeno pião ou rapa também chamado de piorra ou pionete com quatro faces em cada uma das quais se encontra inscrita cada uma das letras R (Rapa), T (tira), D (Deixa), P (Põe).
Os jogadores, em número variável, colocam-se à volta de uma mesa ou numa superfície lisa onde colocam a sua "oferta" (um botão, um feijão, um rebuçado, um pinhão, etc.)
Depois de dado o impulso do movimento rotativo através dos dedos indicador e polegar, ou médio e polegar, a rapa gira, e acaba por cair ficando com uma das faces virada para cima, indicando assim a sorte do jogador:
R - Ganha tudo o que está na mesa;
T - Tira um objecto;
D - Deixa um objecto;
P - Põe lá outro objecto;

Ganha o jogador que no fim do número de jogadas definidas, obtiver maior número de objectos.

Votos de boa brincadeira!
fc

5 comentários:

Patti disse...

Brincava ao rapa com o meu avô.

Anónimo disse...

Na minha terra este era um jogo tradicional na noite de consoada. Era jogado com pinhões...com casca!
Depois para os comer era preciso parti-la o que ainda exigia alguma perícia para não atingir o miolo.

Raquel Costa disse...

Ah pois!
O jogo do rapa, lembro-me de jogar muito quendo era mais pequena... e agora que sou menos pequena, já o ensinei aos mais pequenos que eu, ainda este verão jogámos, com pinhões. É só rir!

Teresa disse...

Tanto Rapa que o meu pai me deu... Tanto que joguei ao Rapa...

Deu-me uma vontade de ter um Rapa para jogar por aqui!
Mas queria um desses, tradicionais!

Próxima investida no comércio artesanal: ver de um Rapa para mim!:)

beijos enormes!

(Este blog é mesmo do best! Beijo às duas!)

Anónimo disse...

Eu gostava era de jogar ao pião e ao berlinde, ao rapa nunca foi jogo que jogasse muito.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização