Como tudo começou

09/10/08

Parabéns SIMECQ pelo 128º aniversário



Porque nunca é demais relembrar como tudo começou, aqui fica a História da nossa colectividade:

Fundada em 9 de Outubro de 1880, a Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense denominava-se inicialmente de “Solidó”. Foi criada por um grupo de doze trabalhadores de uma fábrica de curtumes que se dedicavam ao desenvolvimento de actividades culturais, tendo sido seu primeiro Presidente Ferreira Godinho, empresário local.

À data da sua constituição, funcionou na Calçada do Salão (actual Calçada Conde de Tomar) um pequeno grémio e um pequeno grupo musical designado “Sol e Dó”.
Mais tarde, procurando a proximidade com a população, a Sociedade funcionou na Estrada Real (actual R. Direita do Dafundo), mas em 1919, devido à escassez de espaço das instalações foi novamente transferida, desta vez para a Travessa da Praia (actual Travessa Pinto Correia), junto ao antigo Largo 31 de Janeiro.
Contudo, com a construção da Avenida Marginal, a Sociedade voltou a ser transferida, finalmente para as instalações onde ainda hoje funciona.

De realçar o carácter lúdico da colectividade, que promovia semanalmente tardes ou noites dançantes e, mais espaçadamente, bailes temáticos, frequentados pela sociedade local.

Em 1924, passou a funcionar nas instalações da SIMECQ uma escola primária que se manteve operacional até 1990, tendo sido encerrada devido ao corte de apoios às escolas que não pertencentes à rede pública.
Na sequência do processo de remodelação da sede, a escola veio a ver demolida. No entanto, durante a sua existência, frequentaram o ensino na Sociedade mais de 2000 crianças.

Destaca-se também o Grupo de Teatro Amador que marcou uma época da vida cultural da colectividade, levando a cena centenas de peças.
Na década de 80 do século passado, aproveitando a dinâmica gerada pelas comemorações do primeiro centenário da colectividade, uniu-se um grupo de pessoas que viriam a revitalizar a actividade teatral, dinamizando algumas peças durante cerca de três anos. No entanto, com a saída da maioria dos elementos, o grupo entra em fase de dissolução e culmina com a efectiva extinção.

Em 1952 surgiu oficialmente a Secção Desportiva, tendo sido construído em terreno contíguo à Sede, um campo de basquetebol, designado por Campo “Jorge Rocha de Almeida”.

A par do basquetebol, iniciado oficialmente em 1953, os jovens da SIMECQ ocupavam-se ainda nas modalidades de Ténis de Mesa, Pesca, Campismo, Canoagem e Triatlo. Algumas destas modalidades subsistem até ao presente.

No Triatlo esta Colectividade foi várias vezes Campeã Nacional e Ibérica, tendo sído Ricardo Costa Campeão do Mundo de Juniores na especialidade de Duatlo em Cancun (México) em 1996 e em Triatlo no mesmo ano.

Mais recentemente, tem sido o basquetebol a elevar o nome da colectividade, participando actualmente a Equipa Masculina na CNB1 e as restantes nos Campeonatos Regionais e Nacionais, quando apuradas.

Através de obra financiada pela Câmara Municipal de Oeiras, a Sociedade foi alvo de remodelação, tendo sido restaurado o Edifício Sede e construído contiguamente o Pavilhão Gimno-Desportivo. A inauguração do novo espaço teve lugar a 10 de Maio de 1997.

Hoje a SIMECQ oferece-nos:

Atelier de Artes - Pintura, Cerâmica e Bordados (para todas as idades)

Basquetebol - todos os escalões

Música - escola e banda (para todas as idades)

Pesca Desportiva para todos

FC/MA



13 comentários:

Anónimo disse...

Ora digam lá que não é uma história bonita esta que se conta hoje neste post? Parabéns Fátima por todo essa amor à camisola!

Ricardo disse...

PARABÉNS á NOSSA SIMECQ... a colectividade mais antiga do Concelho de Oeiras.
Obrigado pelo posto.
Beijinhos.
Ricardo

Anónimo disse...

De Porto de Mós os meus parabéns para uma Instituição com tanto valor e história.

Anónimo disse...

Parabéns à SIMECQ e a todos os SIMECQuenses!
Francisca pelas razões que conhecemos, um grande beijo para si.
O Carlos Alberto havia de gostar de ver o nosso blog!

Anónimo disse...

Bonita idade! Sobreviver 128 anos contra "ventos e marés" é NOTÁVEL.
Bem MERITÓRIA a acção desenvolvida, pelo que daqui envio os meus Parabéns à Colectividade no seu todo e àquelas Senhoras que, no passado recente, tanta dedicação e dinamismo têm tido.
Rumem à comemoração do 2º Centenário.

Patti disse...

Parabéns SIMEQC!
E tantas saudades tenho eu de passar por esses carris no meu 15... todos os dias, todos os dias.

Gi disse...

Fátima, afinal sempre consegui vir aqui mais cedo :)

Parabéns à Simecq
Onde está o babete?
Muitas bolas no cesto
E eu quero um beberete!

Anónimo disse...

Respondendo à Fátima:
Disse Camões num dos seus bonitos sonetos..."E se lá do assento etéreo onde subiste memória desta vida se consente"... Porque não acreditar que, quem em vida se dedicou com tanto amor à Simecq possa ainda sentir, de algum modo, o engrandecimento da Colectividade?
Para a Francisca também um abraço amigo, neste dia.

Anónimo disse...

Fico muito sensibilizada pelas palavras de ânimo dos meus queridos amigos. Apesar da data me trazer más recordações, não posso deixar de desejar que esta Instituição continue a festejar por muitos e muitos anos o seu Aniversário. E que todas as Actividades permaneçam com o mesmo entusiasmo, para que a SIMECQ seja sempre um ponto de referência para as gerações futuras e um local de sã convivência entre os Sócios que a frequentam.

Hoje, integrado nas comemorações dos 128 anos da SIMECQ, realiza-se às 21H30 o jogo de Basquetebol entre a equipa de Veteranos da SIMECQ e o Banco de Santander, na quarta edição da Taça Carlos Alberto Carvalho.

Saudações Culturais e Desportivas para todos.

Anónimo disse...

Como não me foi possível no dia 9 deixar a minha mensagem, aproveito a oportunidade para hoje o fazer.
São poucas as Colectividades que se podem orgulhar de ter um historial tão rico como o nosso, 128 anos, é de facto uma vida, de luta, trabalho, querer e sobretudo, dar sem nada receber em troca, a não ser o facto de pouco a pouco levar esta nau a bom porto.
Muitos homens e mulheres que por aqui passaram uns mais do outros deixaram a sua marca e nalguns casos ela foi tão profunda que passados hoje muitos anos ainda as suas façanhas são recordadas com muito carinho e amor.
Os que estão agora ao leme, e os que vierem a seguir, apenas devem fazer por manter a SIMECQ no mesmo rumo.
Jorge Bernardo

Semana do Catullo disse...

“Semana do Catullo” de 04 à 11 de outubro de 2012.

Evento Nacional com Ações Culturais Obra de Catullo da Paixão Cearense.
A Obra de Catullo abrange Música, Literatura, Teatro e Cinema possibilitando inclusive Espetáculos de Artes Integradas.
Para receber material Biográfico e Literário de Catullo da Paixão Cearense, bem como textos que podem servir de base a produção de espetáculos, saraus, recitais, peças teatrais, musicais..., envie email de confirmação ao evento para:
semanadocatullo@gmail.com

Semana do Catullo disse...

“Semana do Catullo” de 04 à 11 de outubro de 2012.

Evento Nacional com Ações Culturais Obra de Catullo da Paixão Cearense.
A Obra de Catullo abrange Música, Literatura, Teatro e Cinema possibilitando inclusive Espetáculos de Artes Integradas.
Para receber material Biográfico e Literário de Catullo da Paixão Cearense, bem como textos que podem servir de base a produção de espetáculos, saraus, recitais, peças teatrais, musicais..., envie email de confirmação ao evento para:
semanadocatullo@gmail.com

Anónimo disse...

Fui aqui aluno entre 1966 e 1970. Da 1ª à 4ª classe. Tenho fotografias desse tempo que posso disponibilizar caso estejam interessados.

Augusto Abade

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização