Como tudo começou

06/10/08

PUBLICIDADE ANTIGA


“Uma colecção é uma fonte de conhecimentos, uma ponte entre o passado e o futuro, um catalizador de amizades e até pode ser um fundo de maneio num momento de aflição. Mas não é com certeza um sacrifício e muito menos uma tragédia, como por vezes acham os herdeiros de um coleccionador, que ficam sem saber como se podem desfazer daquela ‘tralha’ que lhes caiu nos braços”. Esta é uma das muitas opiniões curiosas que Manuel Paula, designer gráfico, coleccionador de publicidade antiga e não só, tem sobre o coleccionismo.




Era excelente que a divulgação da minha colecção motivasse outras pessoas para o mesmo tema ou, pelo menos, que viesse a dar origem a novos contactos e fomentasse a permuta de opiniões. Não conheço mais nenhum coleccionador de publicidade antiga mas é um monopólio que não me agrada”.

Em lugar de enaltecer o valor patrimonial das peças - que não enjeita – prefere sublinhar o seu significado cultural; em vez de se comprazer com a raridade, que torna a sua colecção mais valiosa, fica preocupado porque isso quer dizer que se estão a perder testemunhos insubstituíveis para a História das Artes Gráficas em Portugal.


Daí que na sua colecção de publicidade antiga, Manuel Paula tenha em atenção não só a qualidade estética, mas também a qualidade técnica. Por isso, este conjunto acumulado ao longo de muitos anos é não só uma excelente mostra sobre a evolução das artes gráficas, mas também um infindável manancial de informações sobre a sociedade urbana portuguesa, sobretudo desde há um século.

(Fotos e Excerto de um artigo publicado na revista do Club do Coleccionador )

M.A.

1 comentário:

Patti disse...

Eram lindas estas imagens e feitas com um pormenor que hoje já não se encontra.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização