Como tudo começou

08/12/08

8 DE DEZEMBRO, FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

(Clique para ampliar)



A Imaculada Conceição é um dogma da Igreja Católica Romana e o Papa Pio IX, em 8 de Dezembro de 1854,na Bula Ineffabilis fez a definição oficial do dito dogma, segundo o qual, a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o seu nascimento. Esta festa litúrgica passou então a ser celebrada no dia 8 de Dezembro.

Em Portugal sempre existiu uma devoção grande a Nossa Senhora e, conforme as terras e as gentes assim se foi criando também uma diversidade de nomes sob os quais ela é invocada.

Em Vila Viçosa vamos encontrar um belíssimo Santuário Mariano, justamente dedicado a Nossa Senhora da Conceição cuja imagem está na foto que abre este post. Este Santuário é também igualmente conhecido por “Solar da Padroeira” e, a razão, tem a ver com o facto de, em 25 de Março de 1646, (6 anos após a Restauração da Independência) o rei D. João IV ter decidido proclamar Nossa Senhora da Conceição Padroeira de Portugal, oferecendo-lhe a coroa real com que ele próprio havia sido coroado. A partir desta data, nenhum dos monarcas portugueses que se lhe seguiram, isto é toda a Dinastia Bragantina, voltou a usar este atributo real.

Durante muitos anos esteve também associada a esta festa a comemoração do”Dia da Mãe”, oportunidade dada aos filhos para homenagearem as suas próprias mães. Em dado momento, não sei bem porquê, foi decidido alterar esse hábito e transferir a comemoração às mães para o primeiro domingo de Maio, assim se mantendo na actualidade.

Aqui lhes deixo um breve apontamento para assinalar o dia de hoje.

M.A.

2 comentários:

Teresa disse...

Penbso que essa passagem do Dia da Mãe para Maio se deve ao facto de ser o mês de Nossa Senhora, ralacionado com Fátima. Penso.

Mas cumprindo a tradição, também no dia de hoje as mães da minha família são contempladas com um mimo especial.

O Colégio onde andei em pequena, tem esse nome. E hoje é o dia das grandes cerimonias lá. Realiza-se uma festa espectacular com todos os alunos e ex alunos, há uma Eucaristia em honra da Imaclada Conceição. Tudo a preceito.

Beijo grande às duas:)

Anónimo disse...

Na minha opinião, a passagem do dia da Mãe para Maio, deve-se a uma questão comercial.
É que a ser comemorado em Dezembro, tão próximo do Natal, baixaria por certo os investimentos nos presentes....
Muito bonita a imagem do post.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização