Como tudo começou

17/03/09

OK OU O.K.


OK ou O.K. ... São expressões Gregas! e não norte Americanas ou Inglesas como todos vulgarmente poderemos pensar uma vez que foram estes últimos que mais difundiram o "OK " durante as 1ª. e 2ª. Guerras Mundiais, e através dos filmes realizados no Sec. XX.

O.K. - quer dizer em Grego - "Olá Kalá" - que significa "Tudo Bem" - Olá em inglês adaptou-se para "All" e "Kalá" - mais tarde deu origem a "Qualidade" por ser uma forma de categorizar um bem, serviço, etc...

OK - a Marinha Mercante Grega, desde os tempos mais antigos, quando fazia a estiva dos navios nos portos, para exportar através de barcos mercadorias, pintava nos pacotes que estavam prontos, "OK” indicando assim serem esses os que podiam subir para bordo, do cais onde estavam armazenados. Mais tarde no período em que os EUA, recebiam pessoas de todo mundo, muita carga também era enviada da Europa e de outras partes do Mundo para os portos norte americanos, e as companhias e barcos que faziam essas entregas eram na sua maioria de armadores gregos ou onde trabalhavam bastantes gregos, daí o uso continuado da sigla: OK !

Uma outra explicação também poderá ser esta:
Durante a Guerra de Secessão, quando as tropas voltavam para o quartel após uma batalha sem nenhuma baixa, escreviam numa placa: 'O Killed' (zero mortos). ou "OK" (tudo bem). Daí surgiu a expressão 'O.K.' para indicar que tudo está bem.

Uma terceira referência diz que o oitavo presidente dos EUA, Martin Van Buren, em 1840, utilizou esta expressão para designar “Old Kinderhook”, a sua casa em Nova Iorque e também a sua alcunha. OK também passou a escrever-se Okay e rapidamente se generalizou pelo mundo para designar “tudo correcto”.

Mais uma curiosidade para os nossos leitores.

M.A.

2 comentários:

Raquel Costa disse...

Lindo!!!
Mais uma vez Obrigada pelo conhecimento!
OK

Anónimo disse...

Conhecia somente o 'O Killed' .
sempre a aprender.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização