Como tudo começou

25/03/09

Teia de aranha


fotos minhas

Foi o vocábulo grego aráchneque que deu origem à palavra aranha e ao termo aracnídeo, que designa a classe à qual pertencem esses pequenos animais.

Dados interessantes:

- As teias de aranha são 5 vezes mais fortes do que o aço do mesmo diâmetro.

- Além disso a teia pode ainda esticar 4 vezes mais que o seu comprimento inicial.

- As teias resistem à água e a temperaturas até -45°C sem se danificarem.

- A aranha poderia morrer presa na sua própria teia, mas a sua pata está "equipada" com pêlos que não permitem que isso aconteça.

- Embora existam 35.000 espécies de aranhas, alguns estudiosos calculam que existem cerca de 100.000 espécies.

- Essas 35.000 espécies dividem-se em mais de 100 famílias, sendo que apenas 20 a 30 espécies são consideradas perigosas para o homem.

fc

8 comentários:

Patti disse...

E estas fotos estão lindas. Autênticos naperons.

Anónimo disse...

Sinceramente, não é bichinho da minha simpatia mas gostei de saber tudo isto sobre as aranhas.
Alguém disse que os bajuladores «sobem na vida pelo fio da própria baba»,tal como fazem as aranhas no tecer da sua teia.Acho uma comparação curiosa e verdadeira.

Anónimo disse...

Não gosto de aranhas.
Mas reconheço que são úteis.
Digo isto porque não sou uma mosca; porque se fosse...
E deixa-me acrescentar o seguinte sobre os bajuladores: eles usam a baba que está mais à mão. Nem precisa de ser a deles. Mas eles existem porque alguém gosta de os ter por perto. Que nome dar a estes?
Jinhos

JOTA ENE ✔ disse...

Ola Fátima, primeiramente, agradeço os teus comentários, penso que outrora já comentei aqui.

Não sei qual a tua faixa etária (nem vem ao caso), mas já entendi que adoras essa terra. Lembras-te da padaria "António Fernandes" ao pé da vivenda da profª Maria Luísa?

Fika bem

JOTA ENE ✔ disse...

Ah e esquecia-me... pq comentei neste post...

... é isso mesmo, é pq adoro aranhas e elas adoram-me, não fosse ter smp uma na perna, é minha companheira de há uns anos a esta parte, sim, é uma viuva negra!!! :-))))

Raquel Costa disse...

aranhas... nã, nem nos livros consigo vê-las, as teias reconheço que são lindas e dum trabalho fora de série, é das tais criações da NATUREZA! É caso para perguntar o que de mais perfeito existe? Além dos favos de mel, é claro!

Anónimo disse...

Obrigada pelos comentários.
Foram lindos os visitantes deste post...

Fatima disse...

A anónima fui eu. Dei enter antes de tempo...

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização