Como tudo começou

27/04/09

DAR ÀS DE VILA DIOGO


Durante o reinado de Fernando III de Castela (desde 1217) e de Leão (desde 1230) terá nascido uma expressão que ainda hoje é usada entre nós: Dar às de Vila Diogo.

Esta curiosa frase da língua portuguesa, que significa fugir, nasceu portanto durante este período A explicação da expressão não é uma verdade histórica indiscutível, mas reflecte um pouco do pensamento e do preconceito anti-semita da época.
Por aquelas paragens, à altura, parece que o convívio inter-cultural não seria dos melhores. Havia discriminação racial e religiosa.

A tradição conta que Fernando III concedeu o direito de os judeus de Villadiego não serem perseguidos. Havia, no entanto, uma contrapartida: tinham que usar calças (os cristãos usavam calções) para garantirem os seus privilégios.

Os judeus de Burgos ou de Toledo não tinham tais privilégios e, logo que perseguidos, abandonavam tudo o que tinham e fugiam para Villadiego (por aportuguesamento Vila Diogo, daí a expressão línguística "Dar às de Vila Diogo", como ainda hoje se ouve em Portugal).
Nesta localidade, eram-lhes oferecidas calças para escaparem aos perseguidores, mas com um preço: eram forçados a pagar um tributo
aos judeus locais.
(Elementos encontrados na Net)

M.A.

6 comentários:

mjf disse...

Olá!
Como eu já disse: saio daqui sempre mais culta.
Obrigada mais uma vez

Beijocas
Boa semana

Laetitia disse...

Obrigada!

Beijoca

Gi disse...

Que feliz coincidência; ontem utilizei esta expressão e dei por mim a pensar como tinha ela aprecido. ;)

M.A. disse...

mjf:
Nada tem a agradecer. Da nossa parte tentamos dar a conhecer coisas que vamos descobrindo achamos curiosas. Volte sempre

Pepper:
Nada há para agradecer. Se gosta do que vai encontrando neste cantinho, é com agrado que recebemos a visita.

Gi:
Isso foi talvez uma mensagem telepática! Temos que desenvolver essa nossa faculdade e tentar mesmo rentabilizar a coisa!

Quica disse...

Utilizo muitas vezes esta expressão. Não tinha a miníma idéia qual era a sua origem.
Já abri mais uma pasta no meu computador cerebral!

Fatima disse...

Vou dar às de Vilas Diogo e fazer uns posts...

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização