Como tudo começou

02/04/09

OS DOZE MESES DO ANO


Também no que respeita aos meses do ano decerto os nossos leitores algum dia se terão interrogado sobre o significado de cada um dos nomes pelos quais os conhecemos. Eis o que consegui apurar depois da pesquisa que fiz:

JANEIRO – Tem 31 dias. É o primeiro mês nos calendários juliano e gregoriano. O nome vem do latim Ianuarius e era uma homenagem a Jano, deus da mitologia romana.

FEVEREIRO – Tem 28 dias excepto nos anos bissextos em que tem mais um, É o segundo mês pelo calendário gregoriano. O nome vem do latim februarius, inspirado em Februus, deus da morte e da purificação etrusca.

MARÇO – Tem 31 dias e é o terceiro mês do calendário gregoriano. Já foi o primeiro mês do ano na Roma antiga. O nome vem de Martius, depois Marte, o deus romano da guerra.

ABRIL – Tem 30 dias e é o quarto mês do calendário gregoriano. O nome vem do latim Aprilis que significa abrir, numa referência à germinação das culturas. Também existe a versão de derivar de Aprus, o nome etrusco de Vénus.

MAIO – Tem 31 dias e é o quinto mês do calendário gregoriano. O nome é derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Outra versões apontam para a deusa grega Maya, mãe de Hermes.

JUNHO – Tem 30 dias e é o sexto mês do calendário gregoriano. O nome deriva da deusa romana Juno, mulher do deus Júpiter.

JULHO – Tem 31 dias e é o sétimo mês do calendário gregoriano e deve o nome ao imperador Júlio César, por ser o mês em que este nasceu. Antes era chamado quintilis (cinco) do latim, por ser o quinto mês do calendário romano que começava em Março.

AGOSTO – Tem 31 dias e é o oitavo mês do calendário gregoriano. O nome vem de Augustus em honra do imperador César Augusto, o qual não querendo ficar atrás de Júlio César quis que o seu mês tivesse também 31 dias. Antes, o nome era sextilis ou sextil, por ser o sexto mês no calendário de Rómulo.

SETEMBRO – Tem 30 dias e é o nono mês do calendário gregoriano. Tem origem latina em septem (sete) dado que era o sétimo mês do calendário romano.

OUTUBRO – Tem 31 dias e é o décimo mês do calendário gregoriano. Deve a origem do nome ao latim octo (oito) dado que era o oitavo mês do calendário romano que começava em Março. Como curiosidade, Outubro começa sempre no mesmo dia da semana que o mês de Janeiro, quando o ano não é bissexto.

NOVEMBRO – Tem 30 dias e é o décimo primeiro mês do calendário gregoriano. Vem o seu nome do latim novem (nove) dado que era o nono mês do calendário romano que começava em Março.

DEZEMBRO – Tem 31 dias e é o décimo segundo e último mês do calendário gregoriano. Deve o seu nome à palavra latina decem (dez) dado que era o décimo mês do calendário romano que começava em Março.

Mais umas tantas curiosidades deixadas à disposição dos nossos leitores.

M.A.

6 comentários:

Rosa M. disse...

Óh vizinha, com diversas origens de calendários como é que na actualidade se decidiram pelos actuais nomes e localização temporal dos meses?
Lembrei-me de perguntar isto mesmo sabendo que não tem lá grande importância.
Jinhos

pedro oliveira disse...

É sembre bom aprender convosco. Obrigado pelas regulares visitas ao Vila Forte, também contribuiram para a festa de ontem.
bom fds

M.A. disse...

Rosa M.
Acabei de deixar a resposta à pergunta que nos fez, no seu blog.
Como talvez mais alguém possa estar interessado aqui fica onde podem ir ler a explicação da escolha:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mudan%C3%A7a_para_o_calend%C3%A1rio_gregoriano

Fatima disse...

Boa descrição, sim senhora

Quica disse...

Com a crise que vai pelo mundo fora, ainda vem aí um César Augusto, alterar os dias de cada mês.

Quica disse...

Com a crise que vai no mundo

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização