Como tudo começou

17/05/09

VINICIUS DE MORAES


Ele foi baptizado Marcos Vinitius Cruz e Mello Moraes, mas, aos 9 anos mudou oficialmente de nome para ficar apenas Vinícius de Moraes. Nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de Outubro de 1913 , vindo a falecer na mesma cidade, em 9 de Julho de 1980.
Foi diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor. A sua obra abrange a literatura, o teatro, o cinema e a musica. Sobretudo na música a sua inspiração levou-o a compor trechos belíssimos que, uma vez ouvidos nunca mais se esquecerão.
Recordo, entre muitos , O “Samba da Bênção”, “Garota de Ipanema”, "Saudades do Brasil em Portugal”, “Tarde em Itapoã” "O monólogo de Orfeu" "Para quê chorar"…

Era um boémio por excelência e, também, um apreciador de uísque tal, que, até em palco, se fazia acompanhar de uma garrafa dessa bebida. Também a fama de ser um grande conquistador lhe era atribuída, o que os nove casamentos que teve, parecem comprovar.
Na música, as parcerias que fez com Tom Jobim, Toquinho, Baden Powel e Carlos Lyra deram também óptimos resultados.

Check out this SlideShare Presentation:


Em 19 de Dezembro de 1968, em Lisboa, em casa de Amália houve uma pequena festa em que participou Vinicius. Estiveram presentes também Ary dos Santos, Natália Correia, Allan Oulman, David Mourão Ferreira, Fontes Rocha (guitarrista) e Pedro Leal (violista).
Acredito que deve ter sido um serão cultural memorável! Para dizer isto, baseio-me no disco editado a partir da gravação que, (em boa hora) dessa noite foi feita e que eu própria possuo.
Se o disco nos transmite uma certa magia nos poemas que foram ditos , nas músicas que se ouviram e, nos comentários que entre si os convidados foram trocando, o que não teria sido assistir àquele serão, mesmo ao vivo, leitores!

Deixo-vos com um recorte fotográfico (tirado de uma revista, portanto desculpem a falta de qualidade) desse mesmo serão em casa de Amália e, também, com um vídeo com o bonito poema “Procura-se um amigo”, de Vinícius de Moraes.
Até breve, amigos.
M.A.

2 comentários:

Quica disse...

Ele compôs para grandes nomes da música brasileira.
Nome que ninguém esquece.
A Amália, a nossa diva do fado, não podia deixar de conviver com um talento como Vinicius de Morais.

maria tereza disse...

vinicius e sempre vinicius!!!!...ja pintei 2 telas p exposiçoes na base de poemas dele!!!

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização