Como tudo começou

10/03/10

CABEÇAS DE VELHO E DE VELHA


Quem tenha o hábito de passear ao ar livre depara-se, por vezes, com coisas bastante curiosas.
Desta vez chamamos a atenção para dois enormes rochedos que existem no nosso pais aos quais a natureza concedeu forma e contornos de cabeças humanas. Estou a referir-me, em primeiro lugar ao que se situa na Serra de Estrela e que é chamado de “Cabeça de Velho”.
Como a imagem mostra, o seu perfil assemelha-se bastante à cabeça de um ancião.

O segundo rochedo fica na Serra de Peneda e é chamada “Cabeça de Velha” também pela configuração que apresenta, conforme poderão constatar nesta foto.
Em relação a esta última rocha, a tradição enriqueceu-a com uma lenda de amor:

_Teria existido nas redondezas um D. Bernardo, senhor muito poderoso, com uma sobrinha chamada Leonor . O destino levou esta jovem a apaixonar-se por um fidalgo, pouco endinheirado, D.Afonso, facto que não agradaria ao tio, como se adivinha.
Uma velha aia da jovem, de nome Marta, que servia de intermediária nestes amores, tinha tal dedicação e fidelidade à sua ama que jurara mesmo transformar-se em pedra se alguma vez se visse obrigada a traí-la .
Acontece que, num dia em que a dita aia trazia consigo recado para os apaixonados se irem ver, foi interceptada pelo tio fidalgo e obrigada, sob tortura, a divulgar o sítio e hora do encontro, sendo ainda ameaçada se, acaso disto desse conhecimento, a Leonor ou Afonso. É que o tio decidira ir com os seus criados surpreender os apaixonadas para um severo castigo.
Estava o par trocando juras de amor, quando ouviram um som qualquer, vindo do local onde ficara, de vigia, a aia. Dirigindo-se para lá não a encontraram deparando apenas com este rochedo que antes não existia. Nele reconheceram as feições da velha aia e, recordando a jura que lhe tinham ouvido, isto foi percebido como o sinal para escaparem para um local bem distante dali, onde, reza também a lenda, finalmente casaram e foram muito felizes.

(Fotos e dados retiradas da Net)
M.A.

4 comentários:

Helena Teixeira disse...

Olá!
Acho muito engraçada essas pedras com formas e as lendas sobre elas associadas.

Jocas gordas
Lena

Quica disse...

Ontem estive na praia da Cruz Quebrada, está cheia de pedras, vou ver se consigo descobrir uma que se assemelhe a algo.

M.A. disse...

Helena Teixeira e Quica:
O povo tem sempre tendência a criar lendas que expliquem fenómenos como estes. A verdade é que, de certa forma, elas motivam uma maior divulgação entre as gerações, acredite-se ou não nestas histórias fantásticas.
Atrevo-me a sugerir à Quica que, se acaso encontrar alguma pedra invulgar, descubra também uma lenda bonita que dê fama à Cruz Quebrada!

Quica disse...

Não sei se podemos chamar lenda, mas em relação ao nome da Cuz Quebrada há várias versões, não sei qual delas é a exacta. Parece-me que ao certo, ninguém sabe.
Encontrar uma lenda nesta localidade, é fácil, segundo a minha imaginação, uma bruxa má prometeu que iría tornar a nossa praia a mais feia do mundo. Como ainda não apareceu uma fada boa para nos livrar deste feitiço, aqui andamos nós à espera desse dia.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização