Como tudo começou

28/04/10

DIAS DA MÚSICA E… NÃO SÓ


No passado fim de semana muitos foram os melómanos que tiveram oportunidade de viver horas de intensa satisfação dado o programa que o Centro Cultural de Belém nos ofereceu nos «Dias da Música».

Além dos concertos que se ouviram nas salas, também nos locais de passagem, vários amadores tiveram oportunidade de mostrar os seus conhecimentos, pois havia diversos pianos ali postos à sua disposição. Igualmente houve breves programas musicais, executados por grupos diversificados. Digamos que as notas musicais foram rainhas e senhoras e preencheram do chão ao tecto aqueles espaços!

Nós, que mais uma vez por lá andamos, usufruímos de tudo isto com imenso gosto e rendemos as nossas homenagens à organização que nos pareceu impecável. Mas, bem melhor do que falar, é sentir toda a maravilha de sentimentos que a música nos transmite e, aos que nunca o experimentaram, eu convido sinceramente que o façam.
Mas, agora, a nossa intenção é falar-vos numa determinada curiosidade.
Num dos espaços de passagem havia uma exposição dedicada ao restauro de pianos e, quem o desejasse, podia facilmente perceber como é a estrutura interior destes instrumentos, dado que estavam retirados os painéis exteriores de madeira de alguns deles. Além disso espalhadas, estavam igualmente peças como “abafadores”, “martelos”, “cordas”, “teclas”, etc. Se quem nos lê o desejar, poderá, clicando aqui, saber algo mais sobre pianos e a sua história.

Porém, ao olhar para um dos pianos tivemos que sorrir pela imaginação de quem fez a transformação que vos mostramos nas fotos: _Pois… é exactamente um aquário metido dentro do piano, com vários peixinhos tropicais (neons, guppies, etc.) nadando, só não sei se, deliciados ou não, pelos sons que iam ouvindo!...

(Criação e concepção do aquário no piano, de Fernando Rosado. Desenvolvimento e execução, de Edgar Coelho
Fotos da autora do post)M.A

1 comentário:

Quica disse...

Deve ter sido um dia em grande.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização