Como tudo começou

24/06/10

BIBLIOBURRO


Os livros são os mais silenciosos e constantes amigos, os mais acessíveis e sábios conselheiros, e os mais pacientes professores. (Charles W. Elliot)

Se acaso alguém lhe perguntar o que significa o termo que dá título ao post sabe o leitor responder?
Nós confessamos a nossa ignorância; até há pouco também não sabíamos, mas, descanse que já vamos explicar.

Na localidade de La Glória, Nueva Granada, Colômbia, existe um professor de seu nome Luís Soriano Bohorquez que, preocupado com o isolamento e falta de acesso a meios de cultura de muitas crianças que vivem em aldeias espalhados pelo campo, teve uma ideia bem curiosa. Recolheu já 3 480 livros que se destinam a uma biblioteca já iniciada a expensas suas e que, ele pensa, ficar pronta em cinco anos.
Entretanto, desde há 15 anos atrás que este professor carrega o seu burrito Alfa com cerca de uma centena de livros de cada vez e percorre os ditos povoados, espalhados em redor, onde é acolhido pelas crianças que assim têm acesso a esta cultura por ele levada.
Esta biblioteca itinerante baptizou-a ele, então, com o nome BIBLIOBURRO! Mais elucidativas do que a nossa explicação serão as imagens do vídeo que podereis ver clicando aqui.

Este professor, diz ainda que, com a ajuda da sua mulher Diana, fez desta biblioteca o projecto da sua vida e que, o seu intuito, é preparar os colombianos do futuro. Ele considera que combatendo a ignorância de uma criança hoje, fazendo com que tenha acesso à informação, que conheça os seus direitos e deveres, ela será alguém mais bem preparado para, amanhã, saber dizer não à guerra.
Verifiquem como, muito embora sejam escassos os meios, desde que haja uma vontade firme, se pode ir tão longe! Reparem na alegria das crianças quando recebem estas visitas de cultura e, como se expressam em relação à ajuda que deste modo lhes é facultada. Bohorquez faz mesmo um trocadilho dizendo que pretende que La Glória seja precisamente isto que diz o seu nome, um lugar de glória!
Parabéns, professor! Desejamos que leve a bom cabo a missão a que, com tanto carinho, se vem dedicando.
M.A.

2 comentários:

Clotilde Moreira disse...

Bom exemplo que muitos deviam seguir. Em Alcoutim a Câmara preparou um autocarro para levar filmes aos montes isolados. Assim periodicamente a "malta" junta-se dentro do autocarro como se fosse uma sala de cinema e revê filmes portugueses. Se um dia me sair o euromilhões irei ajudar aumentando o nº de filmes.
Um abraço
Clotilde

Quica disse...

Também estou à espera do euromilhões para poder ajudar os que nada têm. Há uma freguesa na Cruz Quebrada que veio do Ultramar sem documentos, vive em condições desumanas. Até aos dias de hoje ninguém a ajuda por falta de identidade. Esta será a minha primeira prioridade se for bafejada pela sorte.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização