Como tudo começou

12/06/10

HOMENAGEM À FRANCISCA


Trazemos hoje ao blog uma notícia que a todos os Simecquianos deverá encher de satisfação. À nossa Amiga Francisca Tristany Carvalho foi prestada uma homenagem no dia 11 de Junho de 2010, pela Junta de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo.
Integrada nos festejos do XVII Aniversário da Freguesia, houve uma sessão solene para entrega de placas comemorativas a várias pessoas, que por uma, ou outra razão, se distinguiram nesta Freguesia.

Um povo que não tem memória é considerado um povo sem história, portanto, entendemos que é sempre louvável que, todos aqueles que, de algum modo, se destaquem pelas actividades que desenvolvem, nas comunidades em que se inserem, merecem ouvir, da parte dessa mesma comunidade, uma palavra de apreço. Não gostamos nada de ver que se aguarde que as pessoas desapareçam para que então, a título póstumo, lhes prestem honrarias! Que seja sempre em vida que estas pessoas percebam que aquilo em que se empenharam teve eco e recebam o reconhecimento merecido.

Falar da Francisca talvez nem será necessário…Entrou na Simecq pelo casamento que fez com Carlos Alberto Carvalho, ao tempo Dirigente da Colectividade. O acompanhamento que fez ao marido, na sua missão dentro da Sociedade, em breve a despertou e lançou também para outras iniciativas. Depois, «ela ganhou balanço» e…foi o que se viu, nunca mais baixou os braços!
Dedicou-se de alma e coração ao Atelier de Artes, pugnou por tudo aquilo que se relacionasse com aspectos culturais, amadrinhou a Banda Filarmónica, foi sempre o precioso elo de ligação como “relações públicas” com as entidades políticas e, porque não mencionar também, o elemento apaziguador quando, dentro desta casa, algo estava mais efervescente.
Já agora, deixem que destaquemos igualmente a forma como a vimos acompanhar e acarinhar o dia a dia nesta casa, de alguns rapazes que, apanhados nas malhas da lei, aqui permaneceram, uns tempos, fazendo serviço cívico, como forma de castigo/reabilitação, em alternativa à ida para uma casa de correcção. A aceitação que a Simecq teve e, mantem ainda no momento presente, a esta acção de apoio a quem, (jovens e até menos jovens) para aqui é enviado pelas razões apontadas atrás , talvez seja pouco conhecida mas, do seu alcance social, por certo ninguém duvidará.

Estes, são apenas alguns dos momentos que conhecemos da vida da Francisca. Acrescentamos ainda que, tudo isto, é feito com um sorriso doce no rosto e sem jeito de pretender protagonismo. Portanto, Francisca, bem haja e, gostamos todos que seja como é!
Nota-A foto da sessão solene foi feita pela Fátima.
Fc/M.A.

4 comentários:

Fatima disse...

Uma homenagem merecida.
São mulheres destas que tornam o Mundo melhor.

Obrigada Francisca


(quando eu for grande, também quero ser assim)

Francisca disse...

Obrigada Fátima, obrigada Amélia e a todos que ao longo deste percurso me têm apoiado. Confesso que fiquei lisonjeada pela atribuição do prémio, mas fiquei muito mais sensibilizada pela vossa presença.

Ao Fernando e ao Joaquim um muito obrigada também muito especial, por terem vindo a este evento.

Fátima, não precisa de crescer para ser assim, porque já o é muito mais do que pensa.

Amélia, é difícil rebuscar no meu pensamento, palavras para caracterizar sua disponibilidade para os outros. Bem haja por tudo o que tem feito e que irá fazer.

Desejo-lhes muita saúde e longos anos de vida, para continuarmos com os nossos projectos, que são muitos!...
Beijos para todos

Francisca

Ricardo disse...

Foi uma enorme honra e um privilégio poder homenagear uma mulher que estimo e respeito muito. No meu coração a homenagem estendeu-se também a um amigo que já partiu, mas como ela fez questão de lembrar, estaria numa janelinha a ver-nos.
Beijinhos e até breve.
Ricardo Pinto

M.A. disse...

Fátima:
Subscrevo inteiramente a resposta que a Francisca lhe deu.

Francisca:
Nada tem que me agradecer.
Os amigos acompanham-se nas horas más mas,como agora, gostamos também, de viver com eles os momentos de satisfação!
Quanto às considerações que faz sobre a minha pessoa... como não vivemos no mundo, isoladamente, acho que temos, sempre, obrigação de emprestar um dos nossos ombros a quem, ao nosso lado, possa precisar dele. Disponha sempre.

Ricardo:
Obrigada por ter vindo ao blog e se ter expressado dessa maneira.É bom que os amigos da Francisca se dêem a conhecer desta forma. Isso vem, justamente, ao encontro daquilo que digo no post, não ficar à espera que as pessoas desapareçam para, só então, falar na perda.
Volte sempre.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização