Como tudo começou

21/11/10

ANTÓNIO GAUDI E BARCELONA



Este arquitecto catalão (25-06-1852/10-06-1926) viveu e tem grande parte da sua obra na cidade de Barcelona. É fácil para quem passeia pela cidade encontrar, a cada passo, sinais do seu estilo tão característico:_ Casas Batlló, Vicens, La Pedrera, Parque Güell… A sua inspiração foi fértil, exuberante na cor e ilimitada no traço.
Se o leitor clicar aqui terá um vídeo com belas imagens de obras suas e algumas da cidade de Barcelona mas, se igualmente clicar aqui irá aceder a muito mais dados sobre Gaudi e a sua carreira.
A sua obra de maior relevo é, sem dúvida, o Templo Expiatório da Sagrada Família, agora tornada Basílica aquando da visita a Espanha de Bento XVI. Esta construção foi iniciada há já 127 anos e ainda não está dada como terminada.


A propósito, chamamos a vossa atenção para uma foto, feita por nós , em Barcelona, que mostra um curioso e engenhoso sistema usado por Gaudi para estudar e delinear os pináculos que fazem parte do Templo Expiatório da Sagrada Família. É formado por um conjunto de cordéis, com comprimentos variáveis, entrelaçados entre si, nos quais ele suspendia uns minúsculos sacos de pano, cheios de areia. Um espelho colocado no chão reflectia, de modo invertido, aquela estrutura, o que lhe permitia visualizar as linhas do que a seguir, executava no templo.
As outras tres fotos foram feitas por nós no Parque Güell e, numa delas, figura a salamandra, um dos símbolos que Gaudi usou profusamente nas suas obras.







Está a decorrer um processo de beatificação deste arquitecto, dado ter vivido de um modo considerado bastante próximo dos modelos que a igreja católica considera exemplares.
António Gaudi teve a sua vida brutalmente interrompida aos 72 anos, já que foi vítima de um atropelamento. Encontra-se sepultado na cripta do Templo a que dedicou 40 intensos anos da sua vida.
(elementos colhidos na net)
M.A.

1 comentário:

Quica disse...

Este arquitecto merece ser reconhecido mundialmente pelo seu trabalho, mas ser beatificado?

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização