Como tudo começou

25/11/10

REMÉDIOS DO ANTIGAMENTE





Hoje convidamos os leitores a mais uma incursão pela memória dos tempos.
_Quem é que se consegue recordar de dois ou três remédios que os pais lhe costumavam dar, em criança?
Uma grande parte falará, talvez, de uma mistela horrorosa, que era preparada nas farmácias, destinada a expulsar os vermes intestinais.
Por nós, ainda hoje temos na lembrança até o formato do copo em que aquela preparação vinha da farmácia. Trazia a cobrir o copo um círculo de papel vegetal, seguro com um elástico, a toda a volta.
Logo ao acordar, apertavam-nos o nariz , para engolir de uma vez só o líquido pastoso e enjoativo e, de imediato davam-nos um pouco de sumo de laranja para atenuar o palador pestilento que nos ficava na boca. Depois, não podíamos comer nada até que se começasse a verificar o efeito do medicamento, isto é… o “aparecimento das vítimas mortais, ou já moribundas”, no fundo do penico…
_Ai, criancinhas de hoje, que não sabeis como era uma verdadeira tortura aquilo que nos era imposto nesse dia! Só lá para a noite é que vinha, finalmente, uma taça de canja e um pouco de frango cozido!



No vídeo que apresentamos não se fala deste remédio. Aparecem vários outros, quase todos já fora de uso, mas em relação ao Vick, por exemplo, pensamos que ainda hoje continua à venda e a ser utilizado com bons resultados.
Aparecem ainda 2 imagens em que se vê o interior de farmácias de há alguns anos atrás, (também conhecidas por“Boticas”) com os tradicionais potes de loiça, alinhados nas prateleiras, onde eram guardados ervas, grãos, raizes e muitos mais produtos naturais que entravam na manipulação dos remédios.
Esperamos que os leitores tenham gostado de mais esta curiosidade que vos trouxemos.
Até breve.
(vídeo recebido num e-mail, imagem de abertura tirada da net)
M.A.

3 comentários:

Quica disse...

A minha mãe dava-nos uma colher de óleo de figado de bacalhau e de rícino, o sabor era horrivel. Uma amiga nossa que era muito gulosa, foi-nos visitar, o meu irmão e eu, decidimos pregar-lhe uma partida. "Elisabete temos um xarope muito doce,queres provar? Meteu o frasco à boca e aí vai o óleo de fígado de bacalhau pela goela abaixo. Quando deu pelo sabor já era tarde.

Clotilde Moreira disse...

O óleo de figado de bacalhau tomei-o durante muito tempo e uma colher de cálcio em pó para fortalecer os ossos. Se calhar é por isso que os exames aos ossos estão acima de 100%.
Clotilde

M.A. disse...

Quica e Clotilde:

Ambas com essas doses de óleo de fígado de bacalhau e a Clotilde com mais a colher de cálcio, minhas amigas, creio que teremos damas até......à eternidade!...

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização