Como tudo começou

09/01/11

MUSEU ROMÂNTICO DO PORTO E QUINTA DA MACIEIRINHA


Leitores:

Passada que está a época Natalícia, lembrei-me de vos convidar a mais um passeio pelo Porto.
Desta vez iremos até à Quinta da Macieirinha, também denominada Quinta do Sacramento, onde encontraremos uma habitação e ambiente que nos irá fazer recuar ao Sec. XIX.


Esta quinta é igualmente denominada como Museu Romântico do Porto. Lembro-me de há muitos anos, ao visitar pela primeira vez esta casa de ter pensado que o nome estava bem aplicado tantos eram os pormenores, na decoração das salas, ligados a esta época. Recordo, por exemplo, na sala de baile, ter notado que as braçadeiras dos cortinados eram executadas em vidro, um delicado trabalho talvez proveniente de Murano.


Clicando aqui tereis mais dados referentes a esta quinta


O vídeo que nos chegou num e-mail mostra-nos imagens do interior da habitação, seus jardins e, também, algumas referências históricas interessantes. Espero que esta visita lhes agrade também.
M.A.

4 comentários:

Branca disse...

Para além da Quinta da Macieirinha ser lindíssima e os jardins terem lá do alto uma bela vista para o rio Douro, o museu Romântico que muitas vezes visitei é realmente lindíssimo, onde o rei italiano Carlos Alberto, rei do Piemonte e da Sardenha passou os seus últimos tempos de exílio em Portugal. No museu foi reconstruído o seu quarto e alguns pormenores a partir de telas da época.
Gostei muito de ver aqui um dos locais bonitos da minha cidade.
Beijos
Branca

Quica disse...

Deve ser muito bonito, pelo video dá para perceber o bom gosto de quem ali viveu.

Quica disse...

O Amigo Paciente aguçou-me a curiosidade, fui espreitar o número de visitantes. Também envio os meus parabéns às duas dinamizadoras deste Blog, pela qualidade que sempre imprimiram nos assuntos que postaram.
Senhores(as) visitantes, não custa nada comentar, um olá! Gostei ou não.
MA e FC, continuem com o mesmo entusiasmo, gosto muito do que aqui publicam.

M.A. disse...

Brancamar:
Sem dúvida que, para mim, o Porto continua sendo fonte para vários posts que aqui vou trazendo. Partilho da sua afeição por essa cidade porque as minhas raizes também se ligam a ela. Sempre que tenho oportunidade percorro os seus cantos e recantos com a certeza de que descubro sempre algo que desconhecia. Volte sempre.

Quica:
Esta quinta e moradia são realmente bem bonitas e a vista sobre o rio não lhes fica atrás. A primeira visita que alí fiz ficou, no entanto ligada a uma época triste da minha vida, um internamento hospitalar da minha Mãe. Aproveitava o tempo que tinha que estar fora do hospital para ir conhecer vários locais.
Com que então estava distraida e o tal Amigo Paciente aguçou-lhe a curiosidade? Nós temos sempre a noção das visitas que nos fazem. Quanto a comentários... cada qual escreve-os ou não consoante o entenda.
Agradecemos as suas palavras e deixamos-lhe um abraço.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização