Como tudo começou

02/03/11

CASCAS DE OVOS TRABALHADAS









Hoje iremos dar relevo ao talento de alguém que pegando num material tão pouco importante, como é uma casca de ovo vazia, pelo talento, imaginação e paciência que tem, em breve o transforma numa obra de arte.

Eu já tive a oportunidade de ver, em Moscovo, no Museu do Arsenal, a fabulosa colecção imperial dos ovos de Fabergé.
Conhecem-se, 65 registados, dos quais, hoje, só existem 57.
Para quem não saiba ou não se lembre, a religião ortodoxa russa festeja com muita importância a Páscoa e, entre familiares e amigos, há o costume, de trocarem presentes simbolizados por ovos.
Ora, em 1885, reinando na Rússia o czar Alexandre III, este teve a ideia de encomendar ao, na altura, já famoso ourives francês Peter Carl Fabergé um ovo para oferecer à czarina, sua esposa. Este ovo, mostrado nas quatro primeiras fotos deste post, agradou tanto ao czar que, de imediato, fez encomenda de outros mais para os anos seguintes. Imitando o czar, logo também outros membros da corte imperial encomendaram idênticas peças .

É difícil descrever a diversidade e riqueza de toda esta colecção feita ao longo de anos. Estes ovos, todos diferentes, são feitos em metais nobres, trabalhados com as mais diversas técnicas de ourivesaria e, ainda, revestidos com inúmeras pedras preciosas e esmaltes coloridos. São de um valor incalculável.


Mas, hoje, a minha intenção é destacar antes estes outros ovos que aparecem no vídeo que trouxe.
Mesmo sem quaisquer pedras preciosas, apenas mostram, na sua simplicidade e brancura, um rendilhado que o artista russo Alexandre Volk lhes imprimiu com uma minúscula broca. No entanto, este trabalho, tão minucioso, é bem digno de ser comparados à mais elaborada renda que imaginar se pode.
Neste vídeo podem ver-se verdadeiras filigranas que sobretudo, apreciadas em contra luz ficam com uma beleza sem igual.
Espero que gostem
M.A.
(Vídeo recebido por e-mail e fotos encontradas na net)

1 comentário:

Quica disse...

São lindos. Na Cruz Quebrada há um artista romeno que também decora os ovos com missangas e noutros faz desenhos com uma broca, são todos diferentes. É um trabalho que exige muita precisão.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização