Como tudo começou

25/06/11

HISTÓRIA DE TARGET

Target




Se olhou para a foto acima adivinhou já que me estarei a referir a mais um “quatro patas”. Não se enganou.
Vi hoje de manhã um programa de Oprah Winfrey onde se falou de Target. Direi desde já,que este episódio que irei contar teve o seu desfecho em 2010 mas, na altura, passou-me despercebido. Ora, como acredito que o mesmo se possa ter dado com outras pessoas, pensei que seria interessante revivê-lo aqui.
O sargento Terry Young, um médico norte americano, foi enviado para Dand aw Patan, no Afeganistão, em missão militar, em Julho de 2009 e aí esteve até Março de 2010.
Durante esta permanência foram adoptados, naquele aquartelamento, três cães vadios, logo baptizados com os nomes de Target, Sasha e Rufus. “Assentaram praça” e, ao que parece, não se deram mal e… por lá se foram conservando, prova de que sentiam bem tratados.
Uma noite introduziu-se no quartel um homem-bomba, transportando consigo 25 lbs. de explosivos e, o seu intuito seria fazer ir pelos ares uma caserna onde dormiam 50 soldados americanos. Ele conseguiu passar os sistemas de segurança montados pelos militares mas o que não contava é que “os três recrutas de quatro patas” se mantinham vigilantes. Foi interceptado por eles que o enfrentaram, ladrando furiosamente, alertando assim a guarnição. O intruso, em desespero, decidiu então fazer-se explodir nessa mesma altura o que, para além da sua, provocou também a morte de Sasha, deixando, ainda, gravemente feridos Target e Rufus.


Estes, depois de devidamente tratados, continuaram no aquartelamento, agora já com honras de heróis, claro está!
Regressado a Phoenix, no Arizona, o Sargento Young, numa entrevista, contou o episódio, mostrando o seu desgosto por ter deixado aqueles dois amigos caninos no Afeganistão. Isto, fez gerar um movimento de solidariedade entre familiares de militares que conseguiram a vinda para os USA destes e de mais cinco outros cães, quem sabe se com feitos semelhantes.


Assim, em fins de Julho de 2010, Target e Rufus desembarcaram na América. Rufus foi entregue a um soldado morador na Geórgia e Target foi viver em casa da familia Young, logo se tornando estrela em vários programas de rádio e TV e jornais. Foi justamente pela sua ida ao programa de Oprah que eu tomei conhecimento desta história, vendo também o vídeo onde o seu dono descreve, e se emociona com a recordação, todo o episódio que relatei atrás. Pode também ter essa oportunidade clicando aqui
Mas, os finais destas histórias, nem sempre são totalmente felizes…
Pouco depois da ida ao programa de Oprah, Target escapou-se do quintal dos Young e acabou por ser apanhada pelas brigadas de recolha de animais vadios, ficando depositada num abrigo lá da zona. Quando deu pela falta, o dono desencadeou esforços para a localizar, vindo a consegui-lo. Mesmo pelo computador pagou a multa para recuperar a cadela mas, porque isto se passava numa 6ª. feira e ele, por uma lamentável confusão, supunha que o abrigo durante o fim de semana estaria fechado, só na 2ª feira de manhã se apresentou a resgatar o animal. Foi nessa altura informado que, também por um erro na informação interna dos serviços administrativos do abrigo de animais, de que a taxa estava paga, Target tinha já sido abatida.
Adivinha-se o desgosto de Terry Young!
Mas, o que sem dúvida, ficará eterno será o agradecimento dos homens que após aquela noite, continuaram vivos graças ao comportamento e abnegação daqueles três animais.
M.A.

2 comentários:

Quica disse...

Que triste fim para uma herói.

O meu cão Tomix também foi levado na carroça dos cães, na altura ainda não o tinha adoptado, os residentes da minha rua não se conformaram com o destino que lhe estava reservado, fez-se um movimento de solidariedade e conseguimos que não fosse abatido. Viveu 18 anos, foi um sortudo.

Quica disse...

Digo heroína.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização