Como tudo começou

26/10/11

ESCULPIR NAS PONTAS DOS LÁPIS

Dalton Guetti é um brasileiro que vive nos Estados Unidos, mais propriamente em Bidgeport, Connecticut. É carpinteiro de profissão e tem agora 50 anos de idade.
Ainda criança descobriu em si a habilidade e o gosto pela escultura e lá começou utilizando alguns materiais, como cascas de árvore, giz e até sabão. Mas um dia experimentou a grafite e achque nela se devia fixar.
Ao mesmo tempo tomou o gosto por esculpir miniaturas e, então, foi nos bicos dos lápis com grafite nº 2 que Dalton concentrou a sua inspiração, transformando alguns deles em verdadeiras obras primas.
Este artista não trabalha com auxílio de quaisquer lentes e, como ferramentas, apenas usa lâminas e agulhas de costura. Trabalhar apenas 1,30 horas diariamente, se possível sob a luz solar, para que os seus olhos não se estraguem demasiado.
São inúmeras as peças que já executou e que se encontram espalhadas pelo mundo inteiro.
O seu projecto mais recente, segundo as suas próprias palavras, é esculpir em lápis uma pequena lágrima por cada vítima mortal dos atentados de 11 de Setembro de 2001, em Nova Iorque. Serão assim 3 000 lágrimas que, todas em conjunto, formarão uma lágrima grande. Ele julga que irá precisar de dez anos para concluir esta obra que, diz, constituirá a sua homenagem às vítimas que pereceram nesta tragédia.




































































Apreciem agora todas estas minúsculas obras primas que aqui deixamos em fotos.
(Recebido num e-mail)
M.A.

1 comentário:

Quica disse...

É preciso boa vista e muito talento.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização