A 10 de Dezembro de 1901, Estocolmo organizou a primeira cerimónia dos prémios Nobel, cinco anos depois da morte do seu mentor, Alfred. Desde então que as figuras mundiais que se destacam na Física, na Química, na Medicina e na Biologia, Economia, Literatura e Paz recebem a sua medalha, diploma e prémio pecuniário, ainda agora o mais prestigiado no mundo.
Mostramos as fotos do Nobel da Paz de 1901 que foi dividido entre Frédéric Passy e Henry Dunant.
Nota da autora do post:- Texto e fotos dos vencedores do Nobel da Paz de 1901 retirados da páginas das efemérides de há 110 anos atrás, da revista “COFRE”. Foto de Alfred Nobel retirada da net.
M.A..
3 comentários:
A minha mãe tem uma colecção dos Prémios Nobel de Literatura e lembro-me do primeiro, Sully Prudhomme, que fez as delícias da minha adolescência e ainda hoje guardo excertos da sua obra premiada num caderninho onde coleccionava máximas.
Muito interessante este post, fazendo a história de um tão prestigiado prémio.
Beijinhos
Gratas pela sua visita. Procuramos variar os temas de modo a que cada um possa ir encontrando alguma coisa do seu seu agrado. Volte sempre.
Também tenho a colecção dos Prémios Nobel de Literatura, adquirida pelo meu marido, são tantos livros, confesso ainda não tive tempo de os ler.
Enviar um comentário