Como tudo começou

25/11/11

CHITA DE ALCOBAÇA



«Ao longo da vida quem não ouviu falar de chita, colchas ou lenços de Alcobaça?
Muitos terão herdado colchas, lenços, ou mesmo simples bocados, que guardaram por
serem bonitos, tornaram-se antigos, ou eram recordações. Mas quem procura saber a sua origem.
A tradição dos panos de Alcobaça remonta ao Sec XVI. Gil Vicente traz-nos a primeira referência conhecida aos panos de Alcobaça. Na farsa dos Almocreves uma personagem diz a outra:

E logo dahi a hum ano
Para ajudar de casar
Huma orfam mandaste dar
Meio côvado pano
De Alcobaça por tosar

A primeira fábrica registada que se conhece foi fundada em 1774 por André de Faria Rocha e António Rodrigues de Oliveira. Fabricava lençaria, cambraias e fazendas brancas. A partir de 1775 várias outras fábricas se encontram também registadas.
A chita conhecida por “de Alcobaça” caracteriza-se especialmente por o padrão formar riscas largas, claras ou escuras, com decoração variada, onde aparecem pássaros, aves exóticas, animais, flores, figuras humanas europeias ou orientais, cornucópias, cestos, ânforas, ninhos pinhas, um mundo susceptível de influenciar a imaginação.»

Esta informação encontrei-a escrita por Maria Augusta T. Ferreira numa publicação de 1988, editada pelo Museu de Alcobaça e intitulada”Lenços e Colchas de Chitas de Alcobaça”. E muito mais ela nos conta nele, sobre a manufactura e evolução das chitas até aos nossos dias mas, como se compreende, é um tema demasiado extenso para o conseguir “espartilhar” num simples apontamento como este. Pode ser que, um dia, haja oportunidade de o desenvolver mais.
Agora apenas deixo amostras de algumas chitas de Alcobaça bem como de utensílios, usados em outro tempos, para o seu fabrico.


Imagens:
-Bocado de colcha, influência indiana, finais do Sec XVIII.
-Folha de rosto do livro de 1804, “Arte de fazer Chitas”.
-Lenço.
-Motivo de barra estampada.
-Barca de sarilhos, usada para lavar e tingir.
-Cunho de metal com alfinetagem. (alfinetagem, bocados de latão cortados com o diâmetro de um alfinete, inseridos no cunho para dar o efeito de picotado)
M.A.

1 comentário:

Quica disse...

Há um tempo no Coliseu de Recreios havia um concurso de vestidos de chitas, ganhava o mais original, a minha tia Natália, ganhava sempre o 1.º premio.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização