Como tudo começou

24/12/11







POEMA DE NATAL



A PALAVRA MAIS BELA



Fui ver ao dicionário dos sinónimos


A palavra mais bela e sem igual,


Perfeita como a nave dos Jerónimos...


E o dicionário disse-me: NATAL.



Perguntei aos poetas que releio:


Gabriela, Régio, Goethe, Poe, Quental,


Lorca, Olegário... E a resposta veio:


Christmas... Natividad... Noel... NATAL.



Interroguei o firmamento todo!


Cobra, formiga, pássaro, chacal!


O aço em chispa, o pipeline, o lodo!


E a voz das coisas respondeu: NATAL!



Pedi ao vento e trouxe-me, dispersos,


- Riscos de luz, fragmentos de papel


Cânticos, sinos, lágrimas e versos:


Um N, um A, um T, um A, um L...



Perguntei a mim próprio e fiquei mudo:


Qual a mais bela das palavras, qual?


Para quê perguntar se tudo, tudo,


Diz NATAL, diz NATAL e diz NATAL?!



Adolfo Simões Müller



Nota: A imagem que abre o post é a Adoração dos Pastores (do retábulo do Mosteiro da Madre de Deus) Sec. XVI - Atribuido a Jorge Afonso - Museu de Arte Antiga.
M.A.



Sem comentários:

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização