Como tudo começou

09/01/12

BERTA VON SUTTNER 1ª MULHER NÓBEL DA PAZ


_«Oponho-me à guerra não como mulher mas como ser humano» -dizia Berta von Suttner- acrescentando que as mulheres não são pacifistas por natureza mas que, os instintos agressivos femininos podiam ser canalizados para a Paz.

Nome talvez desconhecido de muitos dos que nos lêem mas, que merece bem ser a personagem escolhida para o post de hoje.. É de toda a justiça que se fale desta mulher, quer pelo mérito atingido mas ainda, porque, sendo este um blog orientado por duas mulheres, faz duplamente sentido prestar-lhe esta nossa homenagem.
Berta Felícia Sofia Gräfin Kinsky von Wchinitz und Tettau nasceu em 9/7/1843, na Checoslováquia. Como o seu pai tinha já falecido teve, conforme era uso, um tutor, que lhe proporcionou uma educação bastante completa. Estas habilitações permitiram-lhe que, em 1873, se empregasse como preceptora em casa do barão Suttner, pai de sete filhos. Mais tarde veio a ser, também, secretária de Alfred Nobel que ganhou por ela bastante estima. Tempos depois, já casada com Artur Suttner (filho do seu primeiro patrão), manteve-se o contacto com Alfred Nobel, sendo ambos visitas assíduas dele, na sua mansão em Paris, onde se reuniam, regularmente, vários intelectuais. Esta amizade com Nobel manteve-se até à sua morte, ocorrida em 10 de Dezembro de 1896.
Foi autora do famoso livro “Abaixo as Armas” e pouco e pouco foi dedicando toda a sua vida à cruzada da Paz. Em 1891 no II Congresso Internacional da Paz, realizado em Roma, o próprio Alfred Nobel convidou-a a tomar a palavra. Foi, assim, a 1ª mulher a discursar no Capitólio e, no mesmo ano fundou também o Comité Austríaco para a Paz.
A sua actividade foi extremamente multifacetada e, se o leitor quiser ficar a saber o percurso completo da vida desta mulher faça o favor de clicar aqui.
Como nota final deste apontamento resta referir que foi em 1905 que Berta Suttner se tornou então na primeira cidadã feminina a receber a distinção do Prémio Nobel da Paz. De várias outras mulheres que se lhe seguiram no recebimento deste tão conceituado galardão, viremos, também, a falar aqui, num futuro próximo.
Nota da autora do post: Dados biográficos e imagem da medalha do Nobel da Paz recolhidos do artigo de Luísa Paiva Boléo, na revista (Out./Dez.2011)“Cofre”.
M.A.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização