Como tudo começou

16/03/12

ESCALADA DA TORRE DOS CLÉRIGOS EM 1917



Será que os nossos leitores sabem que a Torre dos Clérigos, no Porto, foi escalada por dois acrobatas galegos, em Julho de 1917?
Pois assim aconteceu, dois acrobatas, pai e filho, de nomes D. José e D. Miguel Puertullano, ao que se diz para fazerem promoção de uma marca de bolachas, escalaram, sem quaisquer instrumentos de ajuda, os 76 metros de altura que a torre tem.
Uma vez lá no alto ainda fizeram ainda umas acrobacias na cruz que existe a rematar a torre. Espalharam depois pelo ar o que parecem ser papelinhos coloridos (a). Cá em baixo havia uma enorme multidão observando tudo isto.
E para vos mostrar esta aventura temos mesmo um vídeo de cerca de 8 minutos que foi feito a partir do filme efectuado na altura, por Raul de Caldevilla. Chamo a vossa atenção para a forma como estão vestidos os acrobatas. Calças e camisa e… nem sequer faltou a gravata!
Assim, clicando aqui, tereis oportunidade de desfrutar esta fantástica façanha. Espero que vos seja agradável toda esta sequência de imagens, infelizmente sem qualquer som.

(Filme enviado por um amigo. A foto de abertura foi feita pela autora do post e mostra a parte superior da torre dos Clérigos vista do lado da cadeia da Cordoaria, enquadrada por fachadas e telhados de prédios antigos)
(a) - Numa pesquisa posterior soube que os referidos papelinhos eram publicidade a umas bolachas de uma fábrica portuense. Lá no alto da torre, antes, eles haviam tomado chá acompanhando-o com as ditas bolachinhas.
M.A




2 comentários:

Quica disse...

Muita coragem, com tanto vento, o equilíbrio teve de ser a dobrar.

Unknown disse...

Só uma pequena rectificação.Na escalada de 1917 foi uma utilizada uma pequena corda colocada previamente :
:Segundo relato do guia da Gulbenkian, o atleta venceu "a sós e a pulso" o monumento "com excepção de um lanço de oito ou dez metros, entre o segundo e o terceiro piso, onde o acrobata correu risco tão iminente que a multidão estremeceu (lanço liso e que não oferece possibilidade de escalamento sem cordada)", atingindo ao fim de meia hora a esfera, onde ainda fez o pino.

Em principio a primeira escalada da Torre dos Clérigos sem utilização de nenhuma corda colocada previamente por cima nem nenhum instrumento auxiliar para facilitar a progressão foi realizada pelo escalador Portuense PEDRO PACHECO em 1992

https://www.youtube.com/watch?v=lYC47k8yQPU

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização