Como tudo começou

19/06/12

JOANA VASCONCELOS EM VERSAILLES




A partir de hoje, 19 de Junho e até 30 de Setembro, Joana Vasconcelos apresenta uma exposição dos seus trabalhos, em França, mais propriamente  nos salões do palácio que tem o mesmo nome da localidade onde se situa e que, durante anos, serviu de residência à corte francesa. Quem me lê, se clicar aqui, terá um vídeo relativo ao evento.

Joana Vasconcelos tem já o seu nome firmado como uma das mais criativas artistas plásticas dedicadas à arte contemporânea. A sua imaginação é incomensurável e, não creio que haja alguém que não sinta o impacto de uma enorme surpresa quando está perante qualquer das suas obras. Aqui no blog já lhe dedicamos dois posts:_No  primeiro falamos da sua obra “Varina” e para aceder a ele queira clicar aqui. O segundo, foi sobre a sua 1ª Exposição Antológica, denominada “Sem rede” e que esteve no Centro Cultural de Belém, em 2010. Se clicar aqui poderá vê-lo também.

Hoje temos o gosto de a ver dedicar , segundo palavras suas, às mulheres portuguesas as 17 obras que expõe, no Palácio de Versailles.
Quanto ao número, fica-me uma dúvida pois, segundo percebi, a obra intitulada “A Noiva” teria sido vetada de aparecer na exposição. Desconheço ainda a explicação para tal facto , pois a artista limitou-se a expressar o seu desgosto pelo impedimento não entrando em mais pormenores. Para quem desconheça, trata-se de um lustre, com perto de 5 metros de altura, executado com 40 000  tampões  de higiene feminina. Os leitores podem vê-lo nas fotos que fiz, na  exposição do C.C.B, que menciono atrás.

Parabéns, Joana,  por  ser a primeira mulher e também a mais nova artista a expor nestes salões.
Obrigada, também, Joana  por, ter decidido oferecer esta  sua mostra como homenagem às mulheres de Portugal.
M.A.

1 comentário:

Quica disse...

Todas as obras desta artista são de uma grande criatividade.

Através do rendilhado do garrafão, víamos o Tejo, com uma panorâmica lindíssima.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização