Como tudo começou

04/07/12

HERIQUE MEDINA ESCREVEU




«(…) Em que consiste pois um retrato que seja simultaneamente uma obra de arte e uma semelhança perfeita?
É que esse tem de ser feito com uma indispensável  maestria técnica adequada ao género, com intensidade na observação, acuidade na penetração do modelo, probidade na interpretação, e possivelmente originalidade na composição, que aliás rebuscada ou saindo do que é natural, imediatamente nos choca pelo seu artificialismo ou afectação.(…)
É incontestável que o que o homem prefere na natureza é a sua própria imagem, e por isso a difícil arte do retrato resiste à acção do tempo e às suas múltiplas estéticas devoradoras da nossa época.(…)»
Henrique Medina         




Henrique Medina  (18-8-1901 / 30-11-1988)  foi um grande pintor português que centrou a sua carreira especialmente no retrato. As grandes personalidades da época, portuguesas e também algumas estrangeiras,  ficaram registadas na tela por ele. Mas igualmente pintou figuras populares.
Pode procurar informação mais pormenorizada sobre ele clicando aqui.
Hoje pretendo deixar neste post quatro dos seus desenhos em sanguínea, já que este género me parece ser,  talvez, menos conhecido do que os seus óleos. Fazem parte de um volume “Henrique Medina” onde foram reunidos 30 desenhos seus, editado pela Fundação Engº António de Almeida.
M.A.

1 comentário:

Quica disse...

As pinturas deste artista são de um grande realismo. é difícil tentar imitá-lo.

Tenho o livro de Henrique Medina, é um volume grande e pesado, com algumas das figuras que a M.A. menciona no post.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização