Como tudo começou

06/09/12

IN MEMORIAM DE MÁRIO SALGADO


“Um dia,
Naquele pequeno lugar,
Mas com gentes de alma grande,
Generosa e empreendedora.
Gentes do querer fazer,
Talvez menos do saber,
Mas muito do saber fazer.
Naquele pequeno lugar,
Cruz Quebrada de seu nome,
Lugar de tantas vicissitudes
Retiro de monges,
Pouso de realezas e poetas,
Veraneio privilegiado para alguns,
Local de vida dura para outros.
Dura, mas partilhada e solidária.
Assim, um dia,
Naquele pequeno lugar,
Nasceste mulher.
Pela mão de homens é certo.
Homens dispostos a tudo fazer por ti.
Fazer-te crescer,
Enobrecer-te.
Decididos a fazer de ti,
A flor,
A luz,
O alento das suas vidas”...

Assim começava o  poema apresentado na comemoração teatral  dos 130 anos da Simecq e do qual  foi autor Mário Salgado, que  hoje nos deixou, depois de um prolongado e doloroso período de doença.
Também Mário Salgado, com toda a justiça, fez parte deste conjunto de homens, aqui  mencionados, que enriqueceram com a sua presença, o seu saber, o seu trabalho, o seu bom senso, a vida desta colectividade. Aos 18 anos de idade, ocupou o cargo de  director da escola da Simecq, sendo actualmente presidente da mesa da assembleia geral, sempre de forma exemplar e extremamente digna, fazendo jus àquela celebre frase da Camões que nos diz que é por obras valorosas  que os homens se vão da lei da morte libertando.
 Mesmo já numa fase adiantada da doença nunca deixou de comparecer na colectividade tanto em datas assinaladas como sempre que entendesse que  poderia ser útil.
A Simecq está de luto pelo desaparecimento de mais este seu Dirigente.
Que todos os sócios se unam acompanhando Mário Salgado até à sua última morada, prestando-lhe, com todo o respeito, a homenagem que lhe é devida.
Por último, queremos apresentar as nossas mais sentidas condolências à sua Família, em especial à sua Mãe Conceição Salgado, Esposa Isabel Pina e Filho André.
Que descanse em paz, na Eternidade onde agora se encontra.
O corpo está em câmara ardente no Salão Nobre da Simecq, hoje a partir das 19 horas, realizando-se o funeral amanhã às 15h, para o cemitério municipal de Camarate, onde será cremado, sendo antecedido de missa de corpo presente na Igreja da Cruz Quebrada pelas 14,30h.


MA
fc

2 comentários:

Quica disse...


O Mário Salgado é um dos alicerces da Colectividade. Com o seu saber a sua inteligência e a sua amizade, tornou-se numa referência, que nunca se apagará.

O Atelier de Artes presta-lhe a sentida homenagem que merece.

Adeus Amigo, até já.

felixcomosempre disse...

Um grande abraço a um homem com quem pouco (infelizmente)privei, mas que por uma única sua ação, com a sua ponderação e sentido de justiça - alicerçadas numa personalidade nobre - me marcou indelevelmente. E com todos os amigos de uma SIMECQ, manifesto o meu pesar pelo seu prematuro desaparecimento.

Um abraço
Miguel Félix

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização