Como tudo começou

11/03/13

RARA ESCRIVANINHA ALEMÃ


Rara Escrivaninha alemã



Este móvel, (cujo vídeo irá ver clicando aqui), apareceu-nos com a informação de  ter sido criado,  nos finais de 1700, pelos mestres  artesãos Abraão e David Roentgen.
Numa pesquisa na net  ficamos a saber que David Roentgen era filho de Abraão Roentgen e dirigiu em Neuwied uma oficina de ebanista que havia sido fundada por seu pai.  Nasceu em Herrenhag em 1743 e morreu em Wiesbaden em 1807. Evidenciou-se por trabalhos de marqueteria e pela fabricação de relógios de música de grande originalidade. A perfeição das suas obras que expôs  em Paris levaram-no à corte de Luis XVI onde trabalhou até início da Revolução Francesa.
Em relação ao móvel de que aqui se fala parece terem sido construídos dois exemplares muito semelhantes. Se compararmos a imagem acima com o vídeo damos conta de alguma diferença.
Á primeira vista é apenas um móvel  ricamente decorado ao jeito da época, com embutidos de madeiras raras e ferragens em bronze,.  Depois, quando as diversas gavetas e esconderijos nele incluídos, começam a surgir perante os nossos olhos, esta peça de mobiliário transforma-se então numa enorme caixa de surpresas.  Tudo se movimenta por um complexo mecanismo com um funcionamento ainda hoje  tão perfeito que nos faz render francas homenagens a quem concebeu  e executou toda esta obra prima.
Todos conhecemos escrivaninhas, papeleiras, etc.  que ainda hoje se fabricam (geralmente como cópias de outras antigas)  onde se incluem elementos decorativos que dissimulam os chamados “segredos” mas que, comparados com esta peça que trazemos hoje,  eu tenho que confessar serem  simples brinquedos de criança.
Nunca vimos  nada tão engenhoso  e congratulamo-nos por poder mostrar aos leitores esta raridade, concebida e construída muitos anos antes de existirem os computadores!
M.A. 

1 comentário:

Quica disse...


Uma maravilha, tenho especial predileção por escrivaninhas, esta é a medalha de ouro, de todas as que conheço.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização