Como tudo começou

22/08/13

POÇOS, EM DEGRAUS, NA INDIA E NO PAQUISTÃO




Conhecidos como Baoli Stepwel, são formações arquitectónicas pouco vulgares, em forma de cone invertido, encontradas no oeste da Índia e também no Paquistão.
Denominados baoli baori, baudi, bavari ou vav consoante o local onde se encontrem, são enormes reservatórios de água, escavados no solo, em socalcos.
Possuem uma série de degraus sucessivos numa ou mais das suas paredes pelos quais se acede à água armazenada. Alguns possuem inclusive uma rampa destinada ao gado
Esta concepção brilhante ditada por razões exclusivamente utilitárias permite não apenas um funcionamento eficaz com qualquer nível de água como também a manutenção do próprio poço.



Nota da autora do post: - Encontrei esta curiosidade numa pesquisa pela net e achei interessante trazê-la aos nossos leitores.
Numa altura em que tanto se fala no facto das reservas hídricas do planeta estarem a diminuir e da necessidade de cada um de nós saber poupar este bem tão precioso, talvez seja de reflectir no esforço de quem, nestas paragens,  para poder ter a água  de que precisa para o seu dia a dia tem de a ir recolher e carregar, descendo e subindo estes degraus sem fim…
Imagino mesmo que impossível será não saber poupar água quem, para a obter,  tanto tem que se esforçar …
À maior parte de nós,  nem passa pela cabeça uma situação semelhante quando, comodamente, em sua casa, abre uma torneira e vê logo jorrar toda a água que pretende.
Quem sabe se, é a partir de agora, que todos adoptamos  uma nova mentalidade sobre o consumo da água e os seus desperdícios?

M.A.

2 comentários:

Quica disse...


Não me imagino num país sem água, pode faltar muita coisa, mas a água é um bem mais que essencial.

ma disse...

Quica:
Com que esforço e sacrifício a gente destas paragens obtém, diariamente, o tal bem mais que essencial que é a água...Grande parte da sua vida será gasta neste penoso descer e subir carregando recipientes com água...Gratas pela visita.M.A.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização