Como tudo começou

30/01/08

Sabia que:


A freguesia de Cruz Quebrada - Dafundo pertence ao Concelho de Oeiras. Recortada pela Estrada Marginal, que liga Lisboa a Cascais, e pelo Tejo em pano de fundo, foi ao longo dos anos reunindo características que fizeram dela um bastião do desporto em toda a área Metropolitana de Lisboa.

Começando, desde logo, pelo Estádio Nacional, situado no Vale do rio Jamor. Foi inaugurado em 1944, apresentando uma vasta área verde dotada de diversas infra-estruturas para a prática desportiva, tudo saído da pena do arquitecto Miguel Simões Jacobetty Rosa: além estádio propriamente dito, votado às práticas de futebol e atletismo, possui também campos de ténis, uma piscina coberta olímpica, um campo para rubgy, uma carreira de tiro, circuitos de manutenção, uma pista para desportos na água e muita, muita sombra proporcionada pela generosa arborização do complexo.

A Faculdade de Motricidade Humana é um dos pólos de rejuvenescimento constante da população, fixa e flutuante, de Cruz Quebrada, acrescentando à componente desportiva uma outra, de carácter científico, que não era de todo estranha a estas paragens.

Isto porque já em 1898 o rei D. Carlos patrocinou a inauguração do Aquário Vasco da Gama, instituição cientifico-cultural única à época em Portugal. É constituído por quatro núcleos principais, ao longo dos quais aprendemos os segredos da vida marinha.

A Ponte da Cruz Quebrada (antiga Santa Catarina), mandada construir pelo frei Rodrigo de Deus em 1606, é um dos elementos patrimoniais de destaque na freguesia. A ela se juntam a quinta de S. João das Praias, na Rua Sacadura Cabral, que foi pertença do Marquês de Pombal, o Palácio de Santa Sofia, a Capela da Nossa Senhora da Boa Viagem e o parque de Santa Catarina, para além de uma série de quintas tradicionais, como a das Biscoteiras, a do Balteiro, a da Graça, a de S. Mateus e a de S. João do Rio.

O núcleo de pescadores ainda existente na praia do Dafundo/Cruz Quebrada traz à memória uma das actividades principais locais em tempos idos, hoje largamente ultrapassada pelo comércio e pelos serviços.

OEIRAS
Situada à beira-mar, na margem direita do estuário do Tejo, Oeiras foi ao longo dos séculos o local escolhido por muitas famílias nobres ou endinheiradas para estabelecer as suas residências de Verão. Destes edifícios, salientam-se o Palácio do Marquês de Pombal (séc. XVIII), ministro que muito contribuiu para o desenvolvimento de Oeiras e sua elevação à categoria de vila; a Real Quinta, em Caxias; e a Quinta dos Aciprestes, em Linda-a-Velha.

De referir ainda que no séc. XVII foram edificadas junto à costa uma série de fortificações que defendiam a barra do Tejo e, portanto, a entrada de Lisboa. De entre estas, destacam-se o Forte do Areeiro, o Forte das Maias, o Forte de Catalazete, o Forte de São Bruno em Paço de Arcos, e o mais característico, situado no meio do rio Tejo - o Forte do Bugio.

Povoada, no entanto, desde a Pré-história, a região preserva o castro de Leceia, na freguesia de Barcarena, constituído por estruturas habitacionais e defensivas típicas do Calcolítico; a gruta da Ponte da Laje, ocupada desde o Paleolítico até à Idade do Ferro, e a jazida do Ferro da Outurela, também da Idade do Ferro.

Actualmente a economia do concelho assenta nos sectores da hotelaria, comércio e serviços, dada a sua localização privilegiada junto ao mar e à forte densidade populacional. No séc. XIX, porém, o seu maior desenvolvimento ficou a dever-se à criação de infra-estruturas para a construção e expansão do caminho-de-ferro, de que restam a Fábrica de Papel e a Fundição de Oeiras, hoje palco de diversos eventos culturais.

Nas redondezas, vale a pena visitar o Museu do Automóvel Antigo, em Paço de Arcos, e o Aquário Vasco da Gama, no Dafundo.

Aos domingos, as Feiras de Velharias animam os jardins do concelho. No 1º domingo de cada mês realiza-se a de Santo Amaro de Oeiras, seguindo-se a de Paço dArcos e, no último domingo, a de Algés.

Informação retirada do site da CP

FC

2 comentários:

M.A.R. disse...

Quando se tem oportunidade de conhecer a história de um qualquer lugar é certo e sabido que passamos a gostar um pouco mais dele. Felicito quem escreveu e quem trouxe o texto para o Blogue.
M.A.

Anónimo disse...

A história de um lugar, é tanto mais importante quanto mais o conhecemos de facto.
Venham as informações! Pesquisem...procurem... explorem...fotografem...enviem...

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização