Como tudo começou

17/01/08

VAN GOGH

"[Encontrado caderno com desenhos de Van Gogh (SOL)]


Em Atenas
Encontrado caderno com desenhos de Van Gogh
Um caderno de 60 folhas com desenhos presumivelmente da autoria de Vincent van Gogh foi encontrado em Atenas, na casa de um antigo membro da resistência grega aos nazis, noticia hoje o El Pais

A confirmar-se a autoria, os peritos admitem que em leilão possam ser pedidos pela peça quatro milhões de euros.

Em vida, o pintor holandês não vendeu um só dos mais de 900 quadros que pintou, a par de 1600 desenhos.

As suas dificuldades económicas eram tantas que, em determinadas ocasiões, nem dinheiro tinha para comprar papel.

Segundo Doreta Peppa, a filha do combatente grego da Segunda Guerra Mundial que encontrou o caderno, o trajecto por este seguido até chegar a Atenas está cheio de incidentes.

O pai de Doreta deixou escrito que tomou posse do caderno na sequência do ataque a um comboio que transportava soldados alemães, já na parte final da ocupação da Grécia.

Dois carimbos na capa do caderno são reveladores: o primeiro é da Real Academia de Arte de Bruxelas, onde Van Gogh esteve em 1880, e o segundo é das autoridades nazis.

«A quem não comoveria esta descoberta? - disse Doreta na apresentação pública da peça - É a própria alma de Van Gogh. Parece que se tratava de uma oferta. Não há outro igual no mundo».

Nas folhas que fotocopiou para as poder mostrar com tranquilidade podem ver-se estudos de cabeças de camponeses, no caso das mulheres com as suas características toucas.

Os seus rostos são semelhantes aos que Van Gogh depois pintou em quadros como Família comendo batatas, de 1885, verdadeiro estudo sociológico da pobreza de uma Holanda rural totalmente dependente do tubérculo.

De um outro quadro, o Père Tanguy, um comerciante de pinturas executado dois anos depois, também aparecem diversos traços no caderno."

Lusa / SOL

FC

Sem comentários:

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização