Como tudo começou

22/02/08

Ciência: Investigadores abrem no sábado os seus laboratórios ao público em Oeiras

Lisboa, 22 Fev (Lusa) - Os cerca de 350 investigadores do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB), de Oeiras, abrem os seus laboratórios ao público no sábado para se darem a conhecer e explicarem o seu trabalho.

Já realizada em anos anteriores, o "Dia Aberto do ITQB" visa desta vez "explorar o mundo vivo pelo lado de dentro, espreitando a natureza desde o ambiente até ao átomo", segundo fonte deste instituto da Universidade Nova de Lisboa.

"O convite é acima de tudo para um dia de diversão e descoberta da Ciência com quem explora o mundo vivo por dentro todos os dias", acrescentou.

A iniciativa, que decorre a partir das 10:00, permitirá que os cientistas satisfaçam a curiosidade tanto de adultos como de crianças, respondendo às suas perguntas e mostrando-lhes como se faz investigação.

O Instituto estará aberto ao público durante todo o dia, com visitas aos laboratórios de investigação de meia em meia hora a partir das 10:30 e comunicações de hora a hora entre as 11:00 e as 16:00 sobre temas tão variados como "astrobiologia" ou "uma bactéria vista por dentro".

Para "escutar as conversas entre os átomos" terão início também às 10:30 visitas guiadas ao Centro de Ressonância Magnética Nuclear (CERMAX)e, para ilustrar o tema "do laboratório à indústria", poderá visitar-se (às 11:00 e às 12:00) a Unidade Piloto do IBET (Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica).

O ITQB é um dos maiores centros de investigação portugueses dedicados às ciências da vida, tendo como missão assegurar formação avançada nas áreas da química, biologia e tecnologias associadas.

A jornada insere-se no programa "Oeiras Vive a Ciência", um projecto conjunto do ITQB e do Instituto Gulbenkian de Ciência, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

CM.

Lusa/Fim

Sem comentários:

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização