Como tudo começou

31/03/08

Exposição com objectos de D. Carlos I no Aquário Vasco da Gama

"A exposição, com o nome “D. Carlos I - Pioneiro na Investigação do Mar”, destaca os aspectos relevantes da actividade de Oceanografia do Rei D. Carlos I, através de livros pertencentes à sua Biblioteca Científica, fotografias e quadros da autoria do rei relacionados com a temática marítima, bem como documentação e instrumentos usados nas campanhas oceanográficas em que o Rei participou.

O Aquário Vasco da Gama é o responsável pela conservação do património que se encontra parcialmente em exposição pública desde 1943. Apesar da sua importância, hoje em dia o espólio da colecção do Rei, devido às sucessivas mudanças de local, encontra-se diminuída e, em alguns casos, deteriorada.

Ainda assim, esta colecção merece grande destaque na exposição permanente do Aquário. Dessa colacção fazem parte animais conservados em meio líquido, documentos oceanográficos e instrumentos utilizados durante os 12 anos de campanhas de investigação, que valeram ao Rei D. Carlos reconhecimento internacional.

No Museu do Mar em Cascais, renomeado Museu do Mar Rei D. Carlos I em 1997, também se pode encontrar um núcleo dedicado ao penúltimo monarca português. Em 1986 D. Carlos instalou no Palácio da Cidadela de Cascais o primeiro laboratório oceanográfico existente em Portugal, a partir do qual iniciou um ciclo de 12 campanhas de pesquisa oceanográfica. Este museu resultou dessas campanhas e nele encontram-se, em exposição permanente, núcleos de História Natural, Arqueologia Subaquática e exemplos de embarcações tradicionais de pesca ou de lazer, sempre com grande destaque conferido à cultura marítima de Cascais."

Noticias Sapo

3 comentários:

Anónimo disse...

Red esta é mais uma achega à visita ao Aquário, mas ainda vai haver mais.....!!!!!

M.A.R. disse...

Diz-se mesmo que o Rei dedicava bastante mais tempo a todos estes assuntos ligados ao mar e também à pintura e desenho, do que propriamente aos assuntos de Estado. Isso foi criando um mal estar crescente que junto com outras circunstâncias vieram a gerar o clima de descontentamento que levou ao regicídio.

Anónimo disse...

O Aquário Vasco da Gama faz parte do património Cultural e Ciêntifico do Concelho de Oeiras e também da Freguesiada Cruz Quebrada/Dafundo. È nosso dever visitá-lo e não deixarmos que perca o prestígio que merece! Francisca

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização