Como tudo começou

07/04/08

A PONTE DO RIALTO



O Grande Canal, em Veneza, é atravessado por três pontes antigas e, há pouco tempo, por mais uma, perto da Estação do caminho de ferro. A mais importante delas é, sem dúvida, a Ponte do Rialto, situada no coração da cidade. Ela é considerada um ponto de visita para qualquer estrangeiro e, dizem, local de passagem obrigatória, para todos os venezianos.

No Sec. XII, neste local, fazia-se a travessia sobre um estrado colocado sobre barcas, depois apareceram algumas pontes em madeira, que, rapidamente se deterioraram até que, em 1524, decidiram construir a primeira, em pedra. A ponte teve então início em 1588, foi seu arquitecto António da Ponte e, a inauguração fez-se em 1591. No entanto, a cobertura em arcos, para as lojas, tornando-a com o aspecto que tem agora, só apareceria mais tarde.

Mas é precisamente para vos contar uma lenda relacionada com esta afirmação que se faz, de que, pela Ponte do Rialto toda a gente passa com certeza que eu aqui estou, junto dos meus leitores:

Diz-se, que, ao regressar da sua grande viagem à China, juntamente com seu irmão Matteo e seu filho Marco, Nicolò Polo chegou a Veneza vestido tão andrajosamente que, sua mulher pegou logo nessas roupas e ofereceu-as ao primeiro pedinte que por ali passou. Nicolò zangou-se com ela mas, depois de pensar um pouco, saiu de casa e encaminhou-se para a Ponte do Rialto disposto a esperar. Faziam-lhe perguntas a que ele não respondia. O tempo passava , sendo cada vez maior o número de pessoas que se juntava à sua volta. E claro, a fazer jus à lenda, também o dito pedinte apareceu por ali. Então, Nicolo pulou de alegria por o seu raciocínio ter batido certo. Comprou uma roupa nova para o pedinte e regressou a casa, feliz, de novo, com os seus farrapos!

É que, nos forros dos ditos trapos, ele escondera, cosendo-as, jóias e pedras preciosas que valiam uma fortuna!
.................................

P.S. Elementos da lenda e foto retirados da revista Altaïr.

M.A.

3 comentários:

Lisa's mau feitio disse...

Querida Fátima, este blog (já o havia dito) é um poço de cultura, de saber. um poço de riqueza. todos deveriam ler este seu blog...

Sempre que cá venho, enriqueço. É indubitável.

deixo um beijinho especial e agradeço todos, mas todos os carinhos que me deixas. De coração!

Lisa

:)

Gi disse...

Eu já estive na ponte do Rialto onde ri alto.
Aahahahaha!
A Maria Amélia é uma contadora de histórias, quando for grande quero ser como élia :)

M.A.R. disse...

Gi, a si, basta-lhe ser como é. Não precisa de melhor.
Obrigada pelas suas palavras.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização