O livro faz brincadeiras e enigmas lógicos, o que contribuíu para a sua popularidade. Carroll também faz alusões a poemas da era vitoriana e a alguns de seus conhecidos, o que torna a obra mais difícil de ser compreendida por leitores contemporâneos.
Origem do livro
A história de Alice surge em 1862, quando Charles Lutwidge Dodson fazia um passeio de barco no rio Tâmisa com sua amiga Alice Pleasance Liddell (com 10 anos na época) e as suas duas irmãs. Lá, ele começou a contar uma história que deu origem à atual. A Alice do mundo real pediu-lhe que ele lhe escrevesse o conto.
Dodgson atendeu ao pedido e em 1864 ele presenteou-a com um manuscrito chamado Alice's Adventures Underground, ou As Aventuras de Alice debaixo da Terra. Mais tarde ele decidiu publicar o livro e mudou a versão original, aumentando de 18 mil palavras para 35 mil, notavelmente acrescentando as cenas do Gato de Cheshire e do Chapeleiro Louco (ou Chapeleiro Maluco).
A tiragem inicial de dois mil exemplares de 1865 foi removida das prateleiras, devido a reclamações do ilustrador John Tenniel sobre a qualidade da impressão. A segunda tiragem esgotou rapidamente, e a obra tornou-se um grande sucesso, tendo sido lida por Oscar Wilde e pela rainha Vitória. Foi traduzida para mais de 50 línguas.
Em 1998, a primeira impressão do livro (que fora rejeitada) foi leiloada por 1,5 milhão de dólares americanos.
Personagens
- Alice - é a protagonista da história, e vai fazendo considerações à medida que a sua aventura prossegue.
- Coelho Branco - é quem inicia a aventura, quando Alice o segue até a toca. Ele carrega um relógio e parece estar muito atrasado para alguma coisa.
- Lebre de Março, Arganaz (ou Leirão e Dormidongo) e Chapeleiro Maluco, totalmente loucos (como todos os moradores do País das Maravilhas, segundo o Gato Risonho). Estão sempre a tomar chá, porque, segundo eles, o Chapeleiro discutiu com o tempo e são sempre 6hs da tarde para eles. O Chapeleiro aparentemente teve problemas com a Rainha ao tocar uma música na sua presença. O Arganaz está sempre a dormir, e ocasionalmente acorda durante alguns segundos.
- Rei e Rainha de Copas - A Rainha vive a dar ordens aos seus criados (cartas de baralho) ordena que cortem a cabeça de todos os seus convidados, mas o Grifo disse que isso é apenas fantasia dela. Ela é raivosa e autoritária. O rei tem menos influência do que ela.
- Duquesa - Muito feia. Concordava com tudo que Alice dizia e encontrava sempre a moral de cada coisa, embora raramente uma coisa tivesse relação com a outra.
3 comentários:
Quando eu era miuda havia uma colecção de livros infantis denominada "Colecção Manecas". Custavam 3$00 e mais tarde 3$50.Havia "A princesa pele de burro", O principe das mãos brancas", "A Branca de Neve e os sete anões","Viagens de Gulliver"...
A "Alice no país das maravilhas também lá estava" mas não era das que eu mais gostava.Aquela gente era bastante estranha para meu gosto, a atravessar os espelhos, a crescer e a encolher, a mandar cortar as cabeças aos outros...Mas a verdade é que se tornou num clássico da literatura infantil.
lembro-me da "colecção Manecas", devo ter por aí um ou outro livrinho.
Sempre me fascinou a história da Alice, sobretudo do Chapeleiro e do Gato ou... do sorriso enigmático do Gato!!!
bj
Olha como elas se entendem......
Enviar um comentário